quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Migrações e Movimentos populacionais

Escola:Ernesto Solon Borges
3° ano
disciplina de geografia

Atividade
1) Com base nos conteúdo visto em sala de aula e nas pesquisa neste ambiente virtual responda: 

-Principais Razões dos movimentos Migratório;
- Refugiados possível soluções,
-Conflitos religiosos;
-xenofobia e refugiados Ambientais;
- Movimento migratório no brasil
-Sem teto  e sem terra a estreita relação entre eles;

38 comentários:

  1. Esses Imigrantes em muitos dos casos vêm para o nosso pais em busca de moradia,uma boa expectativa de vida,muitos também venham por causa das destruições dos conflitos e por causas das doenças avançadas...


    ALuno: Thiago Morais
    Nº 29
    3º ano Ensino Médio
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  2. Kaio Araujo De Souza nº: 28
    A) Fuga das guerras.
    Perseguições
    Busca de melhores condições de vida
    Secas
    Fome
    B)Oferecer abrigo,proteção e trabalho. Ou seja oferecer uma estadia.
    c)Quando digo que a religião é perigosa as pessoas sempre me criticam, dizem que sou louco por achar que algo tão “belo” pode destruir o mundo. Eu defendo a ideia de que a religião é um mal para a sociedade por vários motivos, pois a vejo de uma forma ampla, e não individual de cada pessoa. Aqui vou citar um exemplo apenas: o conflito existente pelo mundo entre Cristianismo e o Islamismo.
    d) e xenofobia sempre terá pois nos últimos anos o movimento migratório tem crescido muito, e com isso também tem aos refugiados ambientais com suas tentativas de melhora de vida sai da suas terras e busca de melhorias em outros países, e ai que a xenofobia se encontra com os refugiados Ambientais;
    e)Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país
    f)Ambos não tem estadia própria, ou seja leva uma vida nômade.

    ResponderExcluir
  3. nome:Dainaria Brauner Lima n:05

    1)a)As principais razões dos movimentos migratórios são a fome, pobreza, a exclusão social e a perda das condições viáveis de vida.
    b)Geralmente, os organismos de assistência e os mecanismos de proteção aos refugiados propõem três “soluções permanentes” a favor dos refugiados:

    A repatriação voluntária: os refugiados podem, posteriormente, retornar aos seus países de origem uma vez que suas vidas e liberdade não sofram mais nenhuma ameaça;
    A integração local: os países de asilo permitem que os refugiados se integrem ao país, sendo este seu primeiro asilo; e
    O reinstalação num terceiro país: quando a repatriação é perigosa e o primeiro país se negar em dar a integração local.
    c)A migração forçada é o movimento populacional feito sob coerção ou violência. As migrações forçadas, se tiverem motivação étnico-religiosa, podem constituir uma limpeza étnica. Ao longo da História diversos governos adotaram políticas de migração forçada de indivíduos para povoar ou abandonar regiões, chamadas de transferência populacional. Essas transferências acompanham a reorganização geopolítica provocada por conflitos internacionais.
    d)O ódio ao estrangeiro, ou xenofobia, e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado. A concorrência no mercado de trabalho tem sido a principal causa da discriminação de imigrantes nos países ricos. Mas não é a única.Refugiados climáticos ou ambientais são pessoas forçadas a emigrar de sua terra natal em função de mudanças no meio ambiente. Algumas das causas de migrações motivadas pelo clima são a desertificação, a subida do nível do mar, secas, e a interrupção de eventos climáticos sazonais, como as monções.
    e)Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país

    do país ou mesmo para outros países.Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.

    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
    f)sem-teto=Encarado como um problema social, está presente em praticamente todos os países como um indicador de desajuste (casos de alcoolismo, vícios, distúrbios psicológicos, etc.) ou reflexo das condições econômicas.sem -terra=Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos, dos quais as barragens são o exemplo típico - e a mecanização da agricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.

    ResponderExcluir
  4. Patrik Lopes n° 21

    1- A) Desastres ambientais, fugir de guerras, conflitos, e perseguições, em busca de melhores condições de vida, reconstruir suas vidas.

    B) Oferece alimento, abrigo, e oferecer condições para recomeçar sua vida, como emprego, ou lhe ajudar a voltar pro seu país de origem.

    C)Acontece em vários lugares, ocasiona guerras, e mortes, e é um tema para ser muito discutido, pois cada um tem sua religião, e devem respeitar os outros.

    D)É o preconceito, contra estrangeiros e pessoas de outras culturas, religião ou crenças. Isso acontece graças também aos refugiados ambientais, que por deslocamentos humanos provocados por alteração no meio ambiente, vem ocorrendo cada vez mais.

    E)Vem acontecendo frequentemente, um bom exemplo, são as pessoas que chegaram do Haiti para o Brasil, em busca de empregos.

    F)Eles vivem em busca de melhores condições de vida, e para isso esperam ajuda, com terras, para poder sustentar suas famílias, e poder ter sua própria terra.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Vanessa Domingues Macedo. N°:26

    1) *As principais razões dos movimentos migratórios são a fome, pobreza, a exclusão social e a perda das condições viáveis de vida.

    2)Geralmente, os organismos de assistência e os mecanismos de proteção aos refugiados propõem três “soluções permanentes” a favor dos refugiados:

    A repatriação voluntária: os refugiados podem, posteriormente, retornar aos seus países de origem uma vez que suas vidas e liberdade não sofram mais nenhuma ameaça;
    A integração local: os países de asilo permitem que os refugiados se integrem ao país, sendo este seu primeiro asilo; e
    O reinstalação num terceiro país: quando a repatriação é perigosa e o primeiro país se negar em dar a integração local.


    3)A migração forçada é o movimento populacional feito sob coerção ou violência. As migrações forçadas, se tiverem motivação étnico-religiosa, podem constituir uma limpeza étnica. Ao longo da História diversos governos adotaram políticas de migração forçada de indivíduos para povoar ou abandonar regiões, chamadas de transferência populacional. Essas transferências acompanham a reorganização geopolítica provocada por conflitos internacionais.

    4)O ódio ao estrangeiro, ou xenofobia, e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado. A concorrência no mercado de trabalho tem sido a principal causa da discriminação de imigrantes nos países ricos.

    5)Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país

    do país ou mesmo para outros países.

    6)sem-teto= Encarado como um problema social, está presente em praticamente todos os países como um indicador de desajuste (casos de alcoolismo, vícios, distúrbios psicológicos, etc.) ou reflexo das condições econômicas.
    sem-terra=O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertação), cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil.O MST teve origem na década de 1980. Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos, dos quais as barragens são o exemplo típico - e a mecanização da agricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.

    ResponderExcluir
  6. 1)
    -Principais razões dos movimentos migratórios:
    Busca por melhores condições de vida, empregos, e também por motivos de saúde ou até segurança.

    -Refúgiados possíveis soluções:
    Tem que acolher por serem cidadãos.Mas o certo e serem enviados de volta da onde vieram, pois o governo não tem que gastar com os imigrantes.


    -Conflitos Religiosos:
    Esses conflitos surgem com as diferenças de crenças religiosas que há entre as pessoas, e a falta de respeito que há para com o seu próximo. Todos tem que respeitar a opinião de cada um, pois ninguém é igual.

    -Xenofobia e refugiados ambientais:
    O medo e preconteito ainda é muito presente, pois assim como o conflito religioso, as pessoas não aceitam a opção das outras e acabam por cometer atos de ofensas, agredir as pessoas e até mata- las.
    Refugiados ambientais tem que ser amparados pelo governo pois só assim o páis onde ocorreu a catástrofe pode se estabilizar novamente.

    -Movimento Migratório no Brasil:
    Esse movimento ocorre pelo fato de algumas pessoas de fora do país serem qualificadas para vagas aqui, e as pessoas do próprio país serem qualificadas para vagas la fora, que as vezes são tentadoras.

    -Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles:
    Os dois são pessoas que necessitam do governo para terem sua casa ou a sua terra. E sempre sem trabalhar e esperar o governo pegar terras de fazendeiros que tem grandes áreas.

    Andressa Freitas / 3 ano matutino

    ResponderExcluir
  7. os principais motivos da migração;
    Fuga das guerras.
    Perseguições
    Busca de melhores condições de vida
    Secas
    Fome
    resumindo os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples. As populações migram para melhorar a qualidade de vida!
    possiveis soluçoes para isso;
    o ACNUR ( Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados ) pode ajudar oferecendo três soluções para os refugiados: repatriação voluntária, integração local e reassentamento em um terceiro país, em situações nas quais seja impossível para um refugiado voltar ao seu país de origem ou permanecer no país de refúgio.
    na minha opinião o melhor a se fazer é não ignorar-los, um dia podemos precisar deles. é o governo ou empressas devam treina-los para o mercado de mercado de trabalho de preferencia para a nossa região.
    conflitos religiosos:
    Portanto, podemos ver que por trás do título “Conflito Religioso” existe um, ou vários motivos que são as ambições por terras, por posses, por mais dinheiro, mais, mais, mais... Ambição por tudo, menos pelo conhecimento do Verdadeiro Deus. E surge outra pergunta: Aonde isso vai parar? Mas a essa podemos dar uma resposta que é: Quando todos forem apenas um adorando ao Único Deus que é digno de adoração.
    xenofobia:
    é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,[2] a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu paísA xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do ingroup ou endogrupo em relação ao outgroup ou exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.[3]

    A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.

    ResponderExcluir
  8. Os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples. As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais. Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde, para continuarem vivas.
    Principais Razões dos movimentos Migratório;
    Sabemos que as melhorias imaginadas pelos migrantes muitas vezes não são alcançadas em sua plenitude e que novos problemas podem passar a fazer parte de seu cotidiano. Nem sempre eles são bem vindos aos lugares de destino e muitas vezes enfrentam a xenofobia do povo local, a discriminação e a marginalização, constituindo um grande contingente de cidadãos de segunda classe.

    Refugiados possível soluções,
    Existe uma categoria de indivíduos, os refugiados, que muito interessa aos estudiosos de política internacional. No início, o interesse vinha do contexto que levou ao surgimento de grandes grupos humanos que buscam refúgio em outro país. Afinal, onde há guerras, onde há ditaduras ou perseguição política, há também uma grande chance de surgirem refugiados em números expressivos. A recorrência do fenômeno fez com que se mudasse o foco do problema, e agora a preocupação relaciona-se não somente com o contexto, mas com o impacto que os refugiados podem causar sobre as sociedades que os recebem. Por isso mesmo, uma das preocupações mais fundamentais da Organização das Nações Unidas, ainda no calor da Guerra Fria, foi criar uma agência especializada para lidar com os refugiados - o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur.
    Conflitos religiosos:
    Uma das acusações mais comuns feitas às religiões é que elas causam mais violência do que paz. Por essa ótica, o mundo seria um lugar melhor sem elas e suas rixas. Há alguma verdade nisso. As divisões religiosas atravessam continentes, épocas e ainda hoje influenciam a política, a economia e as comunidades.

    Debates históricos, guerras, lutas e disputas internas criaram os mapas contemporâneos do mundo e o fizeram de modo que poucos se deram conta. Por exemplo, a União Européia, "cristã", surgiu da vivência das invasões muçulmanas nos séculos 14-17 e da ocupação de parte da Europa oriental pelo islã até o século 20.

    Os violentos conflitos no Iraque têm suas raízes na dissidência entre muçulmanos sunitas e xiitas, no século 7, e lutas no Sudão, Etiópia e Nigéria remontam em certas áreas ao século 10.

    ResponderExcluir
  9. - As Principais razões dos movimentos migratórios são para pessoas que desejam melhorar de vida.Migram para fugir de uma guerra,crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca.Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde.
    - Todo país tem que procurar ter emprego, saúde publica,educação de qualidade e respeito a diferenças de crenças.Só assim, muitas pessoas não iam fugir.
    - Existe um, ou vários motivos que são as ambições por terras, por posses, por mais dinheiro, sempre querem mais. Ambição por tudo, menos pelo conhecimento do Verdadeiro Deus.
    - Xenofobia é um medo incontrolável do desconhecido. Ela pode ser caracterizada como um preconceito ou como um transtorno psiquiátrico. Refugiados Ambientais são pessoas que perdem seus bens através da força da natureza.
    - O movimento migratório traz para o Brasil diversos costumes e culturas.O Brasil ao contrário de outros países dá aos imigrantes o direito do visto humanitário e o direito de morar no país.Está facilidade em conseguir o direito de ficar atrai os imigrantes,não porque querem vir para o Brasil,mas sim porque encontram facilidade para entrar no país.


    Aluno: David n° 06

    ResponderExcluir
  10. -Principais Razões dos movimentos Migratório;

    busca de melhor qualidade de vida,melhor remunerações

    - Refugiados possível soluções,

    aceitar os refufiados de modos que eles são,promover uma boa qualidade possivel de vida,para que eles possam refazer suas vidas

    -Conflitos religiosos



    No geral, as causas destes confrontos são complexas, envolvendo jogos estratégicos na geopolítica, veladas disputas entre antigas potências coloniais, disputa entre grandes companhias pelo acesso a diamantes, petróleo, gás, urânio ou outros materiais estratégicos, além de razões históricas, econômicas, políticas e sociais, raciais e, cada vez mais, culturais. É inegável que muitos destes conflitos vêm atravessados igualmente por uma vertente religiosa, acionada ao sabor dos interesses em jogo.

    -xenofobia e refugiados Ambientais;
    Refugiados climáticos ou ambientais são pessoas forçadas a emigrar de sua terra natal em função de mudanças no meio ambiente. Algumas das causas de migrações motivadas pelo clima são a desertificação, a subida do nível do mar, secas, e a interrupção de eventos climáticos sazonais, como as monções.

    Refugiados climáticos ou ambientais são pessoas forçadas a emigrar de sua terra natal em função de mudanças no meio ambiente. Algumas das causas de migrações motivadas pelo clima são a desertificação, a subida do nível do mar, secas, e a interrupção de eventos climáticos sazonais, como as monções.
    Refugiados climáticos ou ambientais são pessoas forçadas a emigrar de sua terra natal em função de mudanças no meio ambiente. Algumas das causas de migrações motivadas pelo clima são a desertificação, a subida do nível do mar, secas, e a interrupção de eventos climáticos sazonais, como as monções


    Refugiados climáticos ou ambientais são pessoas forçadas a emigrar de sua terra natal em função de mudanças no meio ambiente. Algumas das causas de migrações motivadas pelo clima são a desertificação, a subida do nível do mar, secas, e a interrupção de eventos climáticos sazonais, como as monções.

    Movimento migratório no brasil

    Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.

    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.

    Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

    Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.

    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.

    Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.
    Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades
    naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.

    Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles
    Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

    Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles;

    os dois depende do governo

    Andressa Rodrigues


    ResponderExcluir
  11. nOME; luiz carlos AS PRINCIPAIS RAZOES DOS MOVIMENTOS MIGRATóRIOS SãO: SECA, MELHORES CONDIções DE VIDA,
    FOME, POSSIVEIS SOLUCOES SERIA POPULACAO TER MELHORESDE CONDICOES DE VIDA.




    oS CONFLITOS RELIGIOSOS SAO CONFLITOS ENTRE 2 GRUPOS

    XENOFOBIA É O PRECONCEITO DAS Pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país - xenofobismo-, ou seja, nada mais do que uma das piores manifestações da ignorância e do medo humano aquilo que ele desconhece: o preconceito.

    Normalmente, o conceito está ligado ao estrangeiro, ou ao que é importado, mas não se restringe apenas a isso. O preconceito contra pessoas que tenham origem em outra região, por exemplo, nordestinos, também é manifestação de xenofobia, ou que pratiquem religião diferente à da comunidade/sociedade em que vivemos, por exemplo, mulçumanos.
    Refugiados ambientais sao aqueles que fogem do seu pais de origem por causa de castrofes ambientais.

    MOVIMENTO MIGRATORIO NO BRASIL AUMENTO MUITO COM A CHEGADA DOS HAITIANOS.


    sem teto aqule que nao tem lugar para morar, e os sem terras sao aqueles que nao tem um terreno para viver.

    ResponderExcluir
  12. 1- Fuga das guerras,perseguições,busca de melhores condições de vida, Secas,Fome.

    2- Um pais cem guerra mais trabalhos para melhorar as condições de vida ter Água encanada e alimentos.

    3- São conflitos de duas ou mais religiões diferentes de um mesmo Pais disputando territórios.

    4- xenofobia é a "desconfiança,por pessoas estranhas,vem de fora do país,
    refugiados Ambientais é quando pessoas mudão de lugar por causa do clima se é muito quemte ou muita chuva.


    ResponderExcluir
  13. os movimentos migratórios são causados por vários motivos ,Fuga das guerras.principalmente em lugares onde a guerra civil.
    Perseguições
    Busca de melhores condições de vida
    Secas
    Fome

    os conflitos religiosos são causados por causa de grupos geralmente de um mesmo pais ,de diferentes religiões ,os conflitos são por territórios ,e geralmente por divisão do mesmo para os grupos .

    O preconceito contra pessoas que tenham origem em outra região, por exemplo, nordestinos, também é manifestação de xenofobia; ou que pratiquem religião diferente à da comunidade/sociedade em que você vive, por exemplo, muçulmanos. Ou seja, julgou antes de saber (pré + conceito = preconceito), corre o grande risco de se tornar um antipático e desprezível xenófobo.

    refugiados ambientais são quando grupos de pessoas migram de lugares ,por causa do clima ,geralmente em desertos e lugares onde a muita chuva . no brasil isso ocorre mais na região nordeste onde as pessoas migram por causa da seca.

    arbino silva n:

    ResponderExcluir
  14. 1-Os motivos que levaram os migrantes a deslocarem-se podem ser de ordem natural, económica, política, étnica, etc.

    2-A repatriação voluntária: os refugiados podem, posteriormente, retornar aos seus países de origem uma vez que suas vidas e liberdade não sofram mais nenhuma ameaça;
    A integração local: os países de asilo permitem que os refugiados se integrem ao país, sendo este seu primeiro asilo; e
    O reinstalação num terceiro país: quando a repatriação é perigosa e o primeiro país se negar em dar a integração local.

    3-Grandes conflitos são motivados pelas religiões. Não somente agora, sempre houve em todo o mundo. A religião já matou muitas pessoas e continua matando. Alguns religiosos matam pessoas e animais inocentes em nome do Deus que eles acreditam. Realizam atentados, destroem prédios matando milhares de pessoas. Outras sacrificam os próprios filhos, e no tribunal afirmam que “Deus ordenou”.

    4-Cada vez mais constatamos que há pessoas em situações de vida problemática visto que os espaços onde vivem são destruídos por forças da natureza e/ou pelo próprio ser humano.
    Vemos pessoas penduradas em telhados de casas ou nas pontas das árvores numa tentativa de sobreviver às grandes cheias, soterradas pelo abalo de terras, mutiladas devido a desastres nucleares.
    Apesar desse número elevado, não existe nenhuma instância que explicitamente e com ajuda estrutural se dedique a esse tipo de refugiado, que nós definimos como refugiados ambientais.

    5-Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições económicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
    A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

    6-A relação entre eles é a dependência do governo


    Samara Hacbarth Barbosa

    ResponderExcluir
  15. Julio Ernesto Arzamendia5 de dezembro de 2012 às 10:59

    -Principais Razões dos movimentos Migratório;
    Má destribuiçao de renda, conflitos politicos e/ou religiosos, clima (ambiente), e outros

    - Refugiados possível soluções,
    Politica de insentivos ca criação de novos empregos, reforma agraria, melhor distribuição de renda.

    -Conflitos religiosos;
    A laicidade do estado é fundamental, pois, todos os individous de uma nãção, devem resoeitar os mesmos (direitos e deveres) sem ferir a direito dos demais, qualquer pessoa, pode
    -xenofobia e refugiados Ambientais;
    O preconceito só pode ser combatido atravez da educação, mas, o papel do estado, é reger leis, que protejam todos os tipos de habitantes de seu espaço. Catastrofes hambientais, ocorridos, pela homem ou não, geram a imigração, mas, o territorio que recebera estes povos, não estão preparados, e assim se formam, muitas das favelas, cohabs, e comunidades.

    - Movimento migratório no brasil
    Por motivos ambientais, mas, principalmente por má distribuição de renda, ocorre a migração no Brasil, em que o fluxo se situa do norte, para o centro, onde se localizam as maiores megalopoles do pais.

    -Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles;
    Os "sem teto" são grupos, oriundos dos centros urbanos, e os "sem terras", da zona rural. Ambos lutam pela reforma agraria, e melhor distribuição de renda.

    ResponderExcluir
  16. -As principais razões do movimento Migratório são a situação econômica ou politica, problemas climáticos, questões sociais ou de segurança, enfim, emigrantes procuram melhor qualidade de vida.

    - Refugiados.
    A história da humanidade esta repleta de guerras, o que fez que sempre houvesse pessoas que precisassem de refugio. Antigamente os países davam asilo aos necessitados. O filósofo grego Platão escreveu há mais de 23 séculos: “O estrangeiro, isolado dos conterrâneos e da família, deveria ser tratado com mais carinho pelos homens e pelos deuses. Devem-se tomar todas as precauções para que não se cometa nenhuma injustiça contra os estrangeiros.”
    No século XX o numero de refugiados aumentou drasticamente. Para cuidar dos refugiados que restaram da Segunda Guerra criou-se em 1951 Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Foi idealizado para durar três anos, partindo-se da suposição de que os refugiados logo se integrariam nas sociedades em que receberam asilo. Acreditava-se que depois disso o programa poderia ser desativado.
    Com o passar das décadas, porém, o número de refugiados aumentou em ritmo implacável. Em 1975 eram 2,4 milhões. Em 1985 já eram 10,5 milhões. Em 1995, o número de asilados que recebiam proteção e assistência do ACNUR pulou para 27,4 milhões!
    Muitos esperavam que a era pós-Guerra Fria abrisse o caminho para a solução do problema dos refugiados, que é global; mas isso não aconteceu. Em vez disso, algumas nações dividiram-se internamente por conta de diferenças históricas ou étnicas, o que acabou em conflitos. Enquanto as guerras se alastravam, as pessoas fugiam, cientes de que o governo não podia ou não iria protegê-las. Em 1991, por exemplo, aproximadamente 2 milhões de pessoas fugiram do Iraque para países vizinhos. Desde então, 735.000 pessoas, segundo se calcula, fugiram da ex-Iugoslávia. Em 1994, uma guerra civil em Ruanda obrigou mais da metade dos seus 7,3 milhões de habitantes a fugir. Cerca de 2,1 milhões de ruandenses refugiaram-se em países africanos vizinhos.
    O que dificulta a vida dos refugiados são os migrantes econômicos, que buscam uma melhor qualidade de vida em outro país, e que muitas vezes fingem ser refugiados e não dão sossego as organizações responsáveis por refugiados, para conseguir benefícios, com isso atrapalham os que realmente precisam de ajuda. Algo que aumenta os problemas do refugiado é o espectro da xenofobia: medo e ódio de estrangeiros. Em muitos países acredita-se que os estrangeiros são uma ameaça à identidade nacional, à cultura e aos empregos. São temores que às vezes têm vazão em forma de violência. A revista Refugees diz: “No continente europeu a cada três minutos ocorre uma agressão por motivos de racismo. E os centros de recepção de pessoas que procuram asilo muitas vezes são o alvo.”
    Fernanda n:10

    ResponderExcluir
  17. São vários os motivos para as pessoas fugirem, queda do governo, e o país ficar nas mãos de milícias armadas criando pânico e levando as pessoas fugirem. Outros motivos são diferenças étnicas ou religiosas.
    Com o aumento dos refugiados os países sentem “pavor”, um dos principais motivos dessa preocupação é a economia.
    Uma das soluções apresentadas é o repatriamento, algumas pessoas quando voltam a sua terra logo melhoram de vida, mas não é isso que sempre acontece, principalmente quando a pessoa é forçada a voltar, isso pode significar deixar tudo de novo. Os repatriamentos forçados ou aceitos com relutância jamais solucionarão os problemas dos refugiados se as causas subjacentes não forem resolvidas.
    Guerras, perseguição e violência étnica são os principais motivos de refugiados, se dependesse do homem, esses problemas jamais seriam resolvidos. Mas Deus promete que ‘fará cessar as guerras até a extremidade da terra’.
    “Sabia que milhares de crianças refugiadas vão dormir com fome toda noite? Ou que só uma criança refugiada em cada oito já foi à escola? A maioria delas nunca foi ao cinema, ou ao parque, muito menos a um museu. Muitas crescem atrás de cercas de arame farpado ou em campos isolados. Nunca viram uma vaca ou um cachorro. Muitas crianças refugiadas acham que grama é coisa de comer, e não que serve para brincar e correr. Essas crianças são o aspecto mais triste do meu trabalho.” — Sadako Ogata, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

    Despertai 22/01/2002 e Despertai 22/08/1996
    Fernanda n:10

    ResponderExcluir
  18. Conflitos Religiosos.
    Escrevendo de Haia, na Holanda, o jornalista C. L. Sulzberger observou: “É uma triste verdade que provavelmente metade ou mais das guerras agora travadas em todo o mundo sejam conflitos abertamente religiosos ou então envolvam disputas religiosas. E visto que todas as crenças formalmente organizadas são monoteístas, isso significa que neste mesmo instante, homens estão matando outros homens em nome do mesmíssimo Deus, embora chamado por nomes diversos.”
    Entre outros conflitos, o Sr. Sulzberger citou os travados entre as facções religiosas no Líbano e a luta envolvendo católicos e protestantes na Irlanda do Norte. Os homens envolvidos em tais guerras talvez creiam que estejam lutando em nome de Deus.

    Xenofobia.
    Xenofobia, o temor de estrangeiros, está aumentando. Curiosamente, contudo, um grupo de sociólogos alemães descobriu que a xenofobia é mais acentuada onde vivem poucos estrangeiros. Isso parece provar que, em geral, ela é provocada mais por preconceito do que por experiência pessoal. “Os preconceitos dos jovens são fomentados principalmente por amigos e familiares”, descobriram os sociólogos. De fato, 77% dos entrevistados, embora endossassem o preconceito, tinham pouco ou nenhum contato direto com estrangeiros.

    Refugiados ambientais.
    Problema que vem aumentando a cada dia, junto com o aumento das catástrofes ambientais, e esse numero tende a aumentar nas gerações futuras por causa dos ricos que exploram os recursos da Terra de forma insensível.

    Movimentos migratórios no Brasil.
    O movimento migratório para o Brasil sempre existiu,desde o Brasil colônia.No século XIX,com a abolição dos escravos o número de estrangeiros aumentou,pois a mão de obra escrava foi substituída pelo trabalho assalariado.No entanto,no século XXI,com a crise econômica mundial,é nítida a forte imigração de estrangeiros para o Brasil.Pois apesar de o país também ser afetado com a crise,o Brasil,mesmo que acanhadamente,ainda reage bem a ela.
    Como outros países subdesenvolvidos, o Brasil sofre com a precariedade da educação pública básica,que implicará posteriormente na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.
    Logo as vagas de emprego que exigem qualificação ,são preenchidas pelos estrangeiros que tiveram uma boa formação em seus países de origem.
    Assim,com a forte imigração de estrangeiros para o Brasil que procuram por emprego,afeta diretamente o desenvolvimento do país.Pois o indivíduo brasileiro que sofre com a precária e insuficiente educação pública é substituído pelos estrangeiros.Dessa forma,é necessário que o governo em vista com seriedade e competência em educação.Pois só assim o Brasil será um país de todos.

    Sem-teto.
    Um sem-teto ou um desabrigado, ou sem-abrigo, é uma pessoa que não possui moradia fixa, sendo sua residência os locais públicos de uma cidade.
    É comum identificar a figura do sem-teto com a do mendigo ou do morador de rua de uma forma geral.
    Encarado como um problema social, está presente em praticamente todos os países como um indicador de desajuste ou reflexo das condições econômicas.

    Sem terra
    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo, cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil. O MST teve origem na década de 1980. Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos — dos quais as barragens são o exemplo típico — e a mecanização da agricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.

    Fernanda n:10


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Fome, pobreza, exclusão social, disputas territoriais, a perda das condições viáveis de vida.

      - Respeito dos direitos humanos que inclui dar trabalho e moradia

      - Existem muitos conflitos religiosos porque as divisões religiosas atravessam continentes, épocas e ainda hoje influenciam a política, a economia e as comunidades.

      - Xenofobia em palavras simples é a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país e uma antipatia com relação aos estrangeiros
      As principais causas dos refugiados ambientais é o efeito estufa, o aquecimento global, o constante aumento da poluição atmosférica e a maneira com que o meio ambiente tem se defendido das ações antropogênicas, ou seja, mudanças do clima.

      - A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos. E hoje muitos brasileiros migram em busca de melhora na vida tanto social como economica.

      - Um sem-teto é uma pessoa que não possui moradia fixa, sendo sua residência os locais públicos de uma cidade, já os sem terra são as pessoas que trabalham na agricultura, mas não possuem terra para plantar.

      Izabella n:12

      Excluir
    2. -Principais Razões dos movimentos Migratório-Fuga das guerras.
      Perseguições
      Fome
      Refugiados possível soluções-No mundo globalizado jamais será possível entender a existência de pessoas refugiadas. Falta globalizar o ser humano. Mas isso será muito difícil, uma vez que, nesse processo de globalização, faltam valores éticos necessários no relacionamento de respeito entre as pessoas
      Conflitos religiosos-Esses conflitos surgem com as diferenças de crenças religiosas que há entre as pessoas, e a falta de respeito que há para com o seu próximo. Todos tem que respeitar a opinião de cada um, pois ninguém é igual.
      xenofobia e refugiados Ambientais-XENOFOBIA É O PRECONCEITO DAS Pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país - xenofobismo-, ou seja, nada mais do que uma das piores manifestações da ignorância e do medo humano aquilo que ele desconhece: o preconceito.

      Normalmente, o conceito está ligado ao estrangeiro, ou ao que é importado, mas não se restringe apenas a isso. O preconceito contra pessoas que tenham origem em outra região, por exemplo, nordestinos, também é manifestação de xenofobia, ou que pratiquem religião diferente à da comunidade/sociedade em que vivemos, por exemplo, mulçumanos.
      Refugiados ambientais sao aqueles que fogem do seu pais de origem por causa de catástrofes ambientais.
      Movimento migratório no brasil-O movimento migratório para o Brasil sempre existiu,desde o Brasil colônia.No século XIX,com a abolição dos escravos o número de estrangeiros aumentou,pois a mão de obra escrava foi substituída pelo trabalho assalariado.No entanto,no século XXI,com a crise econômica mundial,é nítida a forte imigração de estrangeiros para o Brasil.Pois apesar de o país também ser afetado com a crise,o Brasil,mesmo que acanhadamente,ainda reage bem a ela.
      Como outros países subdesenvolvidos, o Brasil sofre com a precariedade da educação pública básica,que implicará posteriormente na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.
      Logo as vagas de emprego que exigem qualificação ,são preenchidas pelos estrangeiros que tiveram uma boa formação em seus países de origem.
      Assim,com a forte imigração de estrangeiros para o Brasil que procuram por emprego,afeta diretamente o desenvolvimento do país.Pois o indivíduo brasileiro que sofre com a precária e insuficiente educação pública é substituído pelos estrangeiros.Dessa forma,é necessário que o governo em vista com seriedade e competência em educação.Pois só assim o Brasil será um país de todos
      Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles-refugiados ambientais são quando grupos de pessoas migram de lugares ,por causa do clima ,geralmente em desertos e lugares onde a muita chuva . no brasil isso ocorre mais na região nordeste onde as pessoas migram por causa da seca.


      Aluna:Stefhany Soares ''9° ano a''

      Excluir
  19. 9 ANO A

    --Os motivos que levaram os migrantes a deslocarem-se podem ser de ordem natural, económica, política, étnica, - Fome, pobreza, exclusão social, disputas territoriais, a perda das condições viáveis de vida.


    --A repatriação voluntária: os refugiados podem, posteriormente, retornar aos seus países de origem uma vez que suas vidas e liberdade não sofram mais nenhuma ameaça;
    A integração local: os países de asilo permitem que os refugiados se integrem ao país, sendo este seu primeiro asilo; e
    O reinstalação num terceiro país: quando a repatriação é perigosa e o primeiro país se negar em dar a integração local.

    --Grandes conflitos são motivados pelas religiões. Não somente agora, sempre houve em todo o mundo. A religião já matou muitas pessoas e continua matando. Alguns religiosos matam pessoas e animais inocentes em nome do Deus que eles acreditam. Realizam atentados, destroem prédios matando milhares de pessoas. Outras sacrificam os próprios filhos, e no tribunal afirmam que “Deus ordenou”.

    --Cada vez mais constatamos que há pessoas em situações de vida problemática visto que os espaços onde vivem são destruídos por forças da natureza e/ou pelo próprio ser humano.
    Vemos pessoas penduradas em telhados de casas ou nas pontas das árvores numa tentativa de sobreviver às grandes cheias, soterradas pelo abalo de terras, mutiladas devido a desastres nucleares.
    Apesar desse número elevado, não existe nenhuma instância que explicitamente e com ajuda estrutural se dedique a esse tipo de refugiado, que nós definimos como refugiados ambientais.

    --Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições económicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
    A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

    --A relação entre eles é a dependência do governo

    ResponderExcluir
  20. Guilherme 8°A: As principais razões do movimento Migratório são a situação econômica ou politica, problemas climáticos, questões sociais ou de segurança, enfim, emigrantes procuram melhor qualidade de vida.

    - Refugiados.
    A história da humanidade esta repleta de guerras, o que fez que sempre houvesse pessoas que precisassem de refugio. Antigamente os países davam asilo aos necessitados. O filósofo grego Platão escreveu há mais de 23 séculos: “O estrangeiro, isolado dos conterrâneos e da família, deveria ser tratado com mais carinho pelos homens e pelos deuses. Devem-se tomar todas as precauções para que não se cometa nenhuma injustiça contra os estrangeiros.”
    No século XX o numero de refugiados aumentou drasticamente. Para cuidar dos refugiados que restaram da Segunda Guerra criou-se em 1951 Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Foi idealizado para durar três anos, partindo-se da suposição de que os refugiados logo se integrariam nas sociedades em que receberam asilo. Acreditava-se que depois disso o programa poderia ser desativado.
    Com o passar das décadas, porém, o número de refugiados aumentou em ritmo implacável. Em 1975 eram 2,4 milhões. Em 1985 já eram 10,5 milhões. Em 1995, o número de asilados que recebiam proteção e assistência do ACNUR pulou para 27,4 milhões!
    Muitos esperavam que a era pós-Guerra Fria abrisse o caminho para a solução do problema dos refugiados, que é global; mas isso não aconteceu. Em vez disso, algumas nações dividiram-se internamente por conta de diferenças históricas ou étnicas, o que acabou em conflitos. Enquanto as guerras se alastravam, as pessoas fugiam, cientes de que o governo não podia ou não iria protegê-las. Em 1991, por exemplo, aproximadamente 2 milhões de pessoas fugiram do Iraque para países vizinhos. Desde então, 735.000 pessoas, segundo se calcula, fugiram da ex-Iugoslávia. Em 1994, uma guerra civil em Ruanda obrigou mais da metade dos seus 7,3 milhões de habitantes a fugir. Cerca de 2,1 milhões de ruandenses refugiaram-se em países africanos vizinhos.
    O que dificulta a vida dos refugiados são os migrantes econômicos, que buscam uma melhor qualidade de vida em outro país, e que muitas vezes fingem ser refugiados e não dão sossego as organizações responsáveis por refugiados, para conseguir benefícios, com isso atrapalham os que realmente precisam de ajuda. Algo que aumenta os problemas do refugiado é o espectro da xenofobia: medo e ódio de estrangeiros. Em muitos países acredita-se que os estrangeiros são uma ameaça à identidade nacional, à cultura e aos empregos. São temores que às vezes têm vazão em forma de violência. A revista Refugees diz: “No continente europeu a cada três minutos ocorre uma agressão por motivos de racismo. E os centros de recepção de pessoas que procuram asilo muitas vezes são o alvo.”

    ResponderExcluir
  21. Aluno:Michiner n°:18 Ano: 9 ° A

    1°-As principais razões dos movimentos migratórios são a fome, pobreza, a exclusão social e a perda das condições viáveis de vida.
    Este tema é já um clássico, mas conserva ainda um poder enorme para captar a motivação e o engenho de todos, especialmente dos mais novos.

    2°-As forças de mudança acima identificadas têm obrigado a comunidade internacional a desenvolver estratégias alternativas na procura de soluções para o problema dos refugiados. Esta nova orientação é talvez mais facilmente entendida quando comparada com a abordagem tradicional. Enquanto o modelo anterior pode ser descrito como reactivo, orientado especificamente para o exílio e para os refugiados, o modelo que começou a emergir durante os últimos anos pode ser descrito como pró-activo, orientado para o país de origem e integrado.

    3°-A violência sectária na Nigéria ou violência inter-religiosa na Nigéria é um conflito armado de grupos militantes, representantes de diferentes grupos religiosos e o governo da Nigéria

    4°-Desde que existem as guerras, as perseguições, desde que reina a discriminação e a intolerância, há refugiados.
    Eles são de todas as raças, de todas as religiões e podemos encontrá-los em todas as regiões do mundo. Obrigados a fugir porque receiam pela sua vida e pela sua liberdade, os refugiados abandonam muitas vezes tudo o que têm: casa, bens, família e o país, rumo a um futuro incerto em terra estrangeira. Com este trabalho iremos proporcionar uma visão mais alargada acerca deste grupo de pessoas: quem são, principais dificuldades, todo o processo pelo qual são obrigados a passar, tendo como base o CPR (centro Português para refugiados) da Bobadela.

    5°-Em terrenos brasileiros, ao contrário de outros países, estes movimentos não se dão por conta de guerras, mas em sua quase totalidade por aspectos econômicos ou por causas naturais como as grandes secas que assolam a região nordeste do país. Um bom exemplo de movimentos migratórios no Brasil é o êxodo rural, que ocorre até os dias de hoje. Este processo é definido pela grande migração com origem do norte e nordeste para a região sudeste, em busca de melhores oportunidades de emprego e melhores condições de vida. O êxodo rural teve seu ápice na década de 60 e 70 com a intensa industrialização de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, que ofereciam empregos em novas indústrias.

    6°-Chico Nery. Porto Velho, Rondônia – Pelo menos, trinta famílias de sem-tetos que ocupam uma área de mais 30 hectares sob domínio da prefeitura da Capital Porto Velho, continuam sendo ameaçadas por um grupo de supostos grileiros que atuam nesta Capital sob proteção de policiais militares [fardados e à paisana] “convocados” de forma considerada ilegal por um empresário ligado ao setor da construção civil rondoniense.
    Há mais de uma década, a área de conflito – localizada nas confluências das vias Calama com a Mamoré, Zona Leste – é disputada entre famílias de baixa renda, o município Porto Velho e o empresário de pré-nome Cícero, que não teve o nome revelado na 6ª Vara Cível a este site de notícias na manhã desta sexta-feira, 25.
    Depois de demolições apoiadas por policiais à paisana e fardados, respectivamente, as famílias permanecem na área ocupada até que o suposto dono apresente ao Judiciário a documentação que comprove emissão do título que diz possuir do INCRA e do município, revelam fontes de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e de terras consideradas improdutivas para quem nelas vivem e trabalham.

    ResponderExcluir
  22. Guilherme 9°B : As principais razões do movimento Migratório são a situação econômica ou politica, problemas climáticos, questões sociais ou de segurança, enfim, emigrantes procuram melhor qualidade de vida.

    - Refugiados.
    A história da humanidade esta repleta de guerras, o que fez que sempre houvesse pessoas que precisassem de refugio. Antigamente os países davam asilo aos necessitados. O filósofo grego Platão escreveu há mais de 23 séculos: “O estrangeiro, isolado dos conterrâneos e da família, deveria ser tratado com mais carinho pelos homens e pelos deuses. Devem-se tomar todas as precauções para que não se cometa nenhuma injustiça contra os estrangeiros.”
    No século XX o numero de refugiados aumentou drasticamente. Para cuidar dos refugiados que restaram da Segunda Guerra criou-se em 1951 Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Foi idealizado para durar três anos, partindo-se da suposição de que os refugiados logo se integrariam nas sociedades em que receberam asilo. Acreditava-se que depois disso o programa poderia ser desativado.
    Com o passar das décadas, porém, o número de refugiados aumentou em ritmo implacável. Em 1975 eram 2,4 milhões. Em 1985 já eram 10,5 milhões. Em 1995, o número de asilados que recebiam proteção e assistência do ACNUR pulou para 27,4 milhões!
    Muitos esperavam que a era pós-Guerra Fria abrisse o caminho para a solução do problema dos refugiados, que é global; mas isso não aconteceu. Em vez disso, algumas nações dividiram-se internamente por conta de diferenças históricas ou étnicas, o que acabou em conflitos. Enquanto as guerras se alastravam, as pessoas fugiam, cientes de que o governo não podia ou não iria protegê-las. Em 1991, por exemplo, aproximadamente 2 milhões de pessoas fugiram do Iraque para países vizinhos. Desde então, 735.000 pessoas, segundo se calcula, fugiram da ex-Iugoslávia. Em 1994, uma guerra civil em Ruanda obrigou mais da metade dos seus 7,3 milhões de habitantes a fugir. Cerca de 2,1 milhões de ruandenses refugiaram-se em países africanos vizinhos.
    O que dificulta a vida dos refugiados são os migrantes econômicos, que buscam uma melhor qualidade de vida em outro país, e que muitas vezes fingem ser refugiados e não dão sossego as organizações responsáveis por refugiados, para conseguir benefícios, com isso atrapalham os que realmente precisam de ajuda. Algo que aumenta os problemas do refugiado é o espectro da xenofobia: medo e ódio de estrangeiros. Em muitos países acredita-se que os estrangeiros são uma ameaça à identidade nacional, à cultura e aos empregos. São temores que às vezes têm vazão em forma de violência. A revista Refugees diz: “No continente europeu a cada três minutos ocorre uma agressão por motivos de racismo. E os centros de recepção de pessoas que procuram asilo muitas vezes são o alvo.

    ResponderExcluir
  23. joao lucas taveira 9° A

    1°Desastres ambientais, fugir de guerras, conflitos, e perseguições, em busca de melhores condições de vida, reconstruir suas vidas.

    2°Geralmente, os organismos de assistência e os mecanismos de proteção aos refugiados propõem três “soluções permanentes” a favor dos refugiados:

    3°Grandes conflitos são motivados pelas religiões. Não somente agora, sempre houve em todo o mundo. A religião já matou muitas pessoas e continua matando. Alguns religiosos matam pessoas e animais inocentes em nome do Deus que eles acreditam. Realizam atentados, destroem prédios matando milhares de pessoas. Outras sacrificam os próprios filhos, e no tribunal afirmam que “Deus ordenou”.

    4°Cada vez mais constatamos que há pessoas em situações de vida problemática visto que os espaços onde vivem são destruídos por forças da natureza e/ou pelo próprio ser humano.
    Vemos pessoas penduradas em telhados de casas ou nas pontas das árvores numa tentativa de sobreviver às grandes cheias, soterradas pelo abalo de terras, mutiladas devido a desastres nucleares.
    Apesar desse número elevado, não existe nenhuma instância que explicitamente e com ajuda estrutural se dedique a esse tipo de refugiado, que nós definimos como refugiados ambientais.

    5°Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
    Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições económicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
    A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

    6°A relação entre eles é a dependência do governo

    ResponderExcluir
  24. Guilherme 9°A #editado : As principais razões do movimento Migratório são a situação econômica ou politica, problemas climáticos, questões sociais ou de segurança, enfim, emigrantes procuram melhor qualidade de vida.

    - Refugiados.
    A história da humanidade esta repleta de guerras, o que fez que sempre houvesse pessoas que precisassem de refugio. Antigamente os países davam asilo aos necessitados. O filósofo grego Platão escreveu há mais de 23 séculos: “O estrangeiro, isolado dos conterrâneos e da família, deveria ser tratado com mais carinho pelos homens e pelos deuses. Devem-se tomar todas as precauções para que não se cometa nenhuma injustiça contra os estrangeiros.”
    No século XX o numero de refugiados aumentou drasticamente. Para cuidar dos refugiados que restaram da Segunda Guerra criou-se em 1951 Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Foi idealizado para durar três anos, partindo-se da suposição de que os refugiados logo se integrariam nas sociedades em que receberam asilo. Acreditava-se que depois disso o programa poderia ser desativado.
    Com o passar das décadas, porém, o número de refugiados aumentou em ritmo implacável. Em 1975 eram 2,4 milhões. Em 1985 já eram 10,5 milhões. Em 1995, o número de asilados que recebiam proteção e assistência do ACNUR pulou para 27,4 milhões!
    Muitos esperavam que a era pós-Guerra Fria abrisse o caminho para a solução do problema dos refugiados, que é global; mas isso não aconteceu. Em vez disso, algumas nações dividiram-se internamente por conta de diferenças históricas ou étnicas, o que acabou em conflitos. Enquanto as guerras se alastravam, as pessoas fugiam, cientes de que o governo não podia ou não iria protegê-las. Em 1991, por exemplo, aproximadamente 2 milhões de pessoas fugiram do Iraque para países vizinhos. Desde então, 735.000 pessoas, segundo se calcula, fugiram da ex-Iugoslávia. Em 1994, uma guerra civil em Ruanda obrigou mais da metade dos seus 7,3 milhões de habitantes a fugir. Cerca de 2,1 milhões de ruandenses refugiaram-se em países africanos vizinhos.
    O que dificulta a vida dos refugiados são os migrantes econômicos, que buscam uma melhor qualidade de vida em outro país, e que muitas vezes fingem ser refugiados e não dão sossego as organizações responsáveis por refugiados, para conseguir benefícios, com isso atrapalham os que realmente precisam de ajuda. Algo que aumenta os problemas do refugiado é o espectro da xenofobia: medo e ódio de estrangeiros. Em muitos países acredita-se que os estrangeiros são uma ameaça à identidade nacional, à cultura e aos empregos. São temores que às vezes têm vazão em forma de violência. A revista Refugees diz: “No continente europeu a cada três minutos ocorre uma agressão por motivos de racismo. E os centros de recepção de pessoas que procuram asilo muitas vezes são o alvo

    ResponderExcluir
  25. Alfredo 9 ano A

    -Principais razões dos movimentos migratórios:
    Busca por melhores condições de vida, empregos, e também por motivos de saúde ou até segurança.

    Refugiados possível soluções,
    Politica de insentivos ca criação de novos empregos, reforma agraria, melhor distribuição de renda.

    -Conflitos religiosos;
    A laicidade do estado é fundamental, pois, todos os individous de uma nãção, devem resoeitar os mesmos (direitos e deveres) sem ferir a direito dos demais, qualquer pessoa, pode
    -xenofobia e refugiados Ambientais;
    O preconceito só pode ser combatido atravez da educação, mas, o papel do estado, é reger leis, que protejam todos os tipos de habitantes de seu espaço. Catastrofes hambientais, ocorridos, pela homem ou não, geram a imigração, mas, o territorio que recebera estes povos, não estão preparados, e assim se formam, muitas das favelas, cohabs, e comunidades.

    - Movimento migratório no brasil
    Por motivos ambientais, mas, principalmente por má distribuição de renda, ocorre a migração no Brasil, em que o fluxo se situa do norte, para o centro, onde se localizam as maiores megalopoles do pais.

    -Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles;
    Os "sem teto" são grupos, oriundos dos centros urbanos, e os "sem terras", da zona rural. Ambos lutam pela reforma agraria, e melhor distribuição de renda.

    ResponderExcluir
  26. maira dias da rosa 03-04-2014


    1- A) Desastres ambientais, fugir de guerras, conflitos, e perseguições, em busca de melhores condições de vida, reconstruir suas vidas.

    B) Oferece alimento, abrigo, e oferecer condições para recomeçar sua vida, como emprego, ou lhe ajudar a voltar pro seu país de origem.

    C)Acontece em vários lugares, ocasiona guerras, e mortes, e é um tema para ser muito discutido, pois cada um tem sua religião, e devem respeitar os outros.

    D)É o preconceito, contra estrangeiros e pessoas de outras culturas, religião ou crenças. Isso acontece graças também aos refugiados ambientais, que por deslocamentos humanos provocados por alteração no meio ambiente, vem ocorrendo cada vez mais.

    E)Vem acontecendo frequentemente, um bom exemplo, são as pessoas que chegaram do Haiti para o Brasil, em busca de empregos.

    F)Eles vivem em busca de melhores condições de vida, e para isso esperam ajuda, com terras, para poder sustentar suas famílias, e poder ter sua própria terra.

    ResponderExcluir
  27. movimento migratório:pode ser má destribuíção de renda ,politica,fome ou nmelhor condição de vida ,queda do governo , secas disputas de território , exclusão social .etc

    ResponderExcluir
  28. ESCOLA:JOSÉ SERAFIM RIBEIRO
    ALUNA:ELIZANI
    PROFESSOR
    1-
    Fome, pobreza, exclusão social, disputas territoriais, a perda das condições viáveis de vida.
    2- Um pais cem guerra mais trabalhos para melhorar as condições de vida ter Água encanada e alimentos.
    3- ACREDITO QUE MESMO HAVENDO DIFERENÇA ENTRE RELIGIÕES NÃO PODEMOS TER PRECONCEITO COM NENHUMAS DELAS SÓ ACHO
    4)O ódio ao estrangeiro, ou xenofobia, e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado. A concorrência no mercado de trabalho tem sido a principal causa da discriminação de imigrantes nos países ricos.
    5= MUITAS DAS PESSOAS VEM PARA O BRASIL COM OBJETIVO DE MELHORAR DE VIDA CONSEGUIR MAIS DINHEIRO PARA SEU PROPRIO SUSTENTO OU O SUSTENTO DA FAMILIA M
    6=GERALMENTE AS PESSOAS DO BRASIL E DO MUNDO ALGUMAS NÃO TEM TETO E NEM CONDIÇÃO DE VIDA SÃO TRATADOS COM INDIFERENÇA SÓ POR QUE NÃO TEM TETO NEM DINHEIRO E NEM ROUPA LIMPA PARA VESTIR ISSO É UM PRECONCEITO QUE DEVERIA MUDAR POR QUE TODOS NÓS SOMOS SER HUMANOS APESAR DAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS SÓ ACHO

    ResponderExcluir
  29. Aluna:Vanessa Oliveira
    1- Fuga das guerras.
    Perseguições
    Busca de melhores condições de vida
    Secas
    Fome
    2- Um pais cem guerra mais trabalhos para melhorar as condições de vida ter Água encanada e alimentos.
    3)A migração forçada é o movimento populacional feito sob coerção ou violência. As migrações forçadas, se tiverem motivação étnico-religiosa, podem constituir uma limpeza étnica. Ao longo da História diversos governos adotaram políticas de migração forçada de indivíduos para povoar ou abandonar regiões, chamadas de transferência populacional. Essas transferências acompanham a reorganização geopolítica provocada por conflitos internacionais.

    4)O ódio ao estrangeiro, ou xenofobia, e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado. A concorrência no mercado de trabalho tem sido a principal causa da discriminação de imigrantes nos países ricos.

    5)Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país

    do país ou mesmo para outros países.

    6)sem-teto= Encarado como um problema social, está presente em praticamente todos os países como um indicador de desajuste (casos de alcoolismo, vícios, distúrbios psicológicos, etc.) ou reflexo das condições econômicas.
    sem-terra=O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertação), cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil.O MST teve origem na década de 1980. Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos, dos quais as barragens são o exemplo típico - e a mecanização da agricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.












































    ResponderExcluir
  30. GREGÓRIO FERNANDES TORRES RESPOSTA -Principais Razões dos movimentos Migratório;
    Má destribuiçao de renda, conflitos politicos e/ou religiosos, clima (ambiente), e outros

    - Refugiados possível soluções,
    Politica de insentivos ca criação de novos empregos, reforma agraria, melhor distribuição de renda.

    -Conflitos religiosos;
    A laicidade do estado é fundamental, pois, todos os individous de uma nãção, devem resoeitar os mesmos (direitos e deveres) sem ferir a direito dos demais, qualquer pessoa, pode
    -xenofobia e refugiados Ambientais;
    O preconceito só pode ser combatido atravez da educação, mas, o papel do estado, é reger leis, que protejam todos os tipos de habitantes de seu espaço. Catastrofes hambientais, ocorridos, pela homem ou não, geram a imigração, mas, o territorio que recebera estes povos, não estão preparados, e assim se formam, muitas das favelas, cohabs, e comunidades.

    - Movimento migratório no brasil
    Por motivos ambientais, mas, principalmente por má distribuição de renda, ocorre a migração no Brasil, em que o fluxo se situa do norte, para o centro, onde se localizam as maiores megalopoles do pais.

    -Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles;
    Os "sem teto" são grupos, oriundos dos centros urbanos, e os "sem terras", da zona rural. Ambos lutam pela reforma agraria, e melhor distribuição de renda.

    ResponderExcluir
  31. -Fuga das guerras.
    Perseguições
    Busca de melhores condições de vida
    Secas
    Fome Fome, pobreza, exclusão social, disputas territoriais, a perda das condições viáveis de vida.

    - Oferecendo alimentos, abrigos, e oferecer condições para recomeçar sua vida, como emprego, ou lhe ajudar a voltar pro seu país de origem.

    -Refugiados são protegidos por leis internacionais. De acordo com o Estatuto dos Refugiados, adotado em 1951, são pessoas que, "com legítimo medo de perseguição por razões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opinião política, estão fora da nacionalidade de seus países e estão inaptas ou, devido ao medo, indispostas a aproveitar-se da proteção de seu país".

    -a religião é perigosa as pessoas sempre me criticam, dizem que sou louco por achar que algo tão “belo” pode destruir o mundo. Eu defendo a ideia de que a religião é um mal para a sociedade por vários motivos, pois a vejo de uma forma ampla, e não individual de cada pessoa. Aqui vou citar um exemplo apenas: o conflito existente pelo mundo entre Cristianismo e o Islamismo.

    -Os movimentos migratórios são o descolamento populacional de uma região para outra. Existem os tipos simples de migração interna que são classificados em dois: Migração Pendular, que caracteriza o movimento da população da periferia ao centro de uma cidade, por exemplo. E a Transumância, que é o movimento migratório que ocorre em determinadas épocas do ano, como nas férias de julho e janeiro, por exemplo. Mas há também movimentos migratórios mais complexos, como a saída de uma população de determinada região para outra do país por motivos econômicos ou naturais.

    -Um sem-teto é uma pessoa que não possui moradia fixa, sendo sua residência os locais públicos de uma cidade Encarado como um problema social, está presente em praticamente todos os países como um indicador de desajuste ou reflexo das condições econômicas.

    Larissa de Oliveira Silva
    Série: 9° ''A''

    ResponderExcluir
  32. ana cladeany 9a migratorio são pessoas pobres atras de melhora de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessas que sairam do seu pais e foi para outro atras de vida melhor

      Excluir
    2. pessoas querendo o direito de igualdade

      Excluir
  33. -Conflitos Religiosos:
    Esses conflitos surgem com as diferenças de crenças religiosas que há entre as pessoas, e a falta de respeito que há para com o seu próximo. Todos tem que respeitar a opinião de cada um, pois ninguém é igual.
    TAWANI GABRIELLY FREY 9°A

    ResponderExcluir
  34. Alunas:Amanda e Mayara. 9° 'A

    1) Com base nos conteúdo visto em sala de aula e nas pesquisa neste ambiente virtual responda:
    -Principais Razões dos movimentos Migratório::
    Fuga das guerras.
    Perseguições
    Busca de melhores condições de vida..
    Secas
    Fome...

    - Refugiados possível soluções:::Geralmente, os orgons de assistência e os mecanismos de proteção aos refugiados propõe “soluções permanentes” a favor dos refugiados..

    -conflitos religiosos:;;;;:::::Grandes conflitos são motivados pelas religiões. Não somente agora, sempre houve em todo o mundo. A religião já matou muitas pessoas e continua matando. Alguns religiosos matam pessoas e animais inocentes em nome do Deus que eles acreditam..

    -xenofobia e refugiados Ambientais:::::Cada vez mais constatamos que há pessoas em situações de vida problemática visto que os espaços onde vivem são destruídos por forças da natureza e/ou pelo próprio ser humano..

    - Movimento migratório no Brasil:::Com o propósito de melhorar de vida, brasileiros migram para outras regiões do país.

    --Sem teto e sem terra a estreita relação entre eles:::Ambos não tem estadia própria, ou seja leva uma vida nômade.

    ResponderExcluir