quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Criacionismo X Evolucuinismo

Criacionismo

Dilúvio: águas de cima e de baixo

Cientistas encontraram embaixo da Ásia oriental uma reserva de água do tamanho do Oceano Ártico (clique aqui para conferir). Outras evidências de grandes massas de água subterrâneas já foram descobertas no passado (confira). A descoberta do sismólogo
Michael Wysession, da Washington University, em St. Louis, e de um aluno dele, Jesse Lawrence, será publicada em detalhes pela American Geophysical Union. O livro bíblico de Gênesis (7:11) afirma que “no ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram”. A descoberta de Wysession, Lawrence e outros parece explicar a água proveniente do “grande abismo”. Mas o que dizer das “janelas do céu”? Alguns criacionistas teorizam que havia um dossel atmosférico de vapor d’água que teria condensado e se precipitado sobre a Terra. Mas seria possível adicionar outro elemento a essa inundação que veio do alto: os meteoritos.

“Cometas podem carregar muita água e o impacto de um em nosso planeta pode ter trazido uma grande quantidade, mas não toda ela, dizem especialistas” (fonte). Assim, uma intensa chuva de meteoritos (e há muitas evidências desse grande bombardeamento aqui, na Lua e em outros planetas, como Marte) poderia adicionar grandes quantidades de água, aumentando a inundação que cobriu todos os montes “que havia debaixo de todo o céu” (Gênesis 7:19; e é bom lembrar que, antes da tectonia de placas e do vulcanismo, os montes não eram tão altos como hoje). Além disso, o impacto dos meteoritos poderia causar megatsunamis e mesmo romper a crosta terrestre, liberando imensas quantidades de lava (também há muitas evidências desses imensos derrames) e água sob pressão (as fontes do abismo).

Curiosamente, os cientistas (darwinistas/naturalistas) aceitam a possibilidade de ter havido um dilúvio em Marte (os meteoritos cheios d’água poderiam explicar isso lá também), embora a água pareça ter desparecido do planeta vermelho. Mas se negam a aceitar a ocorrência do dilúvio aqui na Terra. Por quê? Seria por que essa história é mais bem descrita num livro antigo chamado Bíblia, rejeitado como fonte de informações científicas? Seria bom que eles soubessem que a Bíblia não contradiz as observações geológicas.[MB]

Referencia
http://www.criacionismo.com.br/

Leia também: “Inner Earth May Hold More Water Than the Seas” e "A participação dos cometas na grande inundação"

Evolucionismo


O ser humano não “veio” do macaco!
A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, ainda em desenvolvimento, iniciadas pelo legado deixado pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace.
Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.
Por perceber que se tratava de descobertas polêmicas, e que contrariavam ideias consideradas absolutas, como a de que as espécies eram imutáveis, Darwin teve receio em divulgá-las. Wallace, que admirava de longe o prestígio do famoso naturalista, enviou a ele alguns de seus escritos acerca de ideias que estava desenvolvendo. Surpreendentemente, ambos estavam estudando o mesmo fenômeno - constatação esta que encorajou Darwin a abrir mão de seu segredo e publicar, juntamente com Wallace, suas descobertas, em 1858.

Contando com tais premissas, esta teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco. Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, em razão de suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum.

A partir dessas afirmações e dispondo de outras áreas da ciência, como a Genética e a Biologia Molecular, vários membros da comunidade científica, ao longo dos anos, se lançaram ao desafio de compreender o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, e o surgimento de novas espécies a partir de outra preexistente.

Quanto a uma das espécies estudadas, Homo sapiens sapiens, surgida há aproximadamente 120 mil anos, sabe-se que esta tem parentesco com os antigos hominídeos. Este grupo, que surgiu há mais de quatro milhões de anos, contempla, além de nós, o Homo habilis (2,4 – 1,5 milhões de anos) o Homo erectus (1,8 – 300 mil anos), o Homo sapiens neanderthalensis, com cerca de 230 a 30 mil anos de existência, e vários outros. Uma constatação interessante é a de que hominídeos de espécies diferentes já coexistiram em um mesmo período.
No dia a dia, costumamos nos referir à expressão "teoria" como sendo algo superficial, simplório, uma especulação. Entretanto, nas investigações científicas, o termo se refere a uma hipótese confirmada por inúmeras experimentações, com alto grau de precisão, durante muito tempo. Assim, estas são dignas de bastante credibilidade. A Teoria da Evolução, assim como a Teoria da Gravitação Universal, são alguns exemplos.

Referência 
http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm
Material de apoio:
Os alunos devem acessar, no youtube



Questionamentos: 
  •   Qual desta  dessas teorias você acretida?O que você sabe  sobre o evolucionismo e  o criacionismo? Você acredita  que o criacionismo e pode conviver com o evolucionismo  sim ou não porque?
  • OBS.(Poste um comentario-não esqueça de colocar nome e número)




6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De acordo com as teorias sobre a Criação do Universo,eu acredito no Criacionismo,que é defendido pelos cristãos assim como eu com base na Bíblia, no qual a Origem do Universo e resultado da criação de um ser divino, onde tudo aquilo que foi construído por Deus, foi criado para atender as necessidades do homem, ou seja, ao ter alguém para abtar na terra, é preciso que tenha tudo para suprir suas necessidades. Foi pensando nisso que Deus criou tudo na maior perfeição, para que mais tarde ninguém vinhasse a criticá-lo, mas na realidade não é isso que acontece, muitos ficam fazendo as seguintes perguntas:como é possível existir um criador pelo qual ninguém conhece e ainda como ele conseguiu criar tudo do nada, sempre a religião é criticada, mas até hoje nenhuma outra teoria conseguiu explicar ou criar argumentos convincente para a Criação do Universo.

    Jéssica De Souza
    3° Vespertino

    ResponderExcluir
  3. Criacionismo e Evolucionismo são dois lados de uma mesma moeda, em raras ocasiões um confirma algum ponto do outro , o que acaba por criar atrito entre ambas teorias . Tenho inclinação ao Evolucionismo , pois , o mesmo expôe muitos aspectos da existência "terrena".Rodrigo L. nº26

    ResponderExcluir
  4. Ambas são teorias oposta já que criacionismo prega que Deus criou o mundo, e o evolucionismo que tudo foi uma evolução, acredito que ambos pode conviver juntos pois deus ter feito tudo o que existe ate o evolucionismo
    (Márcia e natiele

    ResponderExcluir
  5. São teorias contrarias pois a ciência, nunca anda junto com religião a ciência necessita de comprovação e a religião apenas de fé eu acredito que a ciência é real pela sua comprovação cientifica. aluno João e Eloestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome=Junior n 15
      Eu entendi que agrobaliçãa foi mais enportante para o homen.
      ela cada vez consegiu fasilidade para a nosa vida e cadaves mais teconologia telefone fisar naviu etc.
      Foi pensando nisso que criou tudo na maior perfeição para que mais tarde ninguém vinhasse a criticá-lo, mas nais não é isso que acontece, muitos ficam fazendo as seguintes perguntas:como é possível existir um criador pelo qual ninguém conhece e ainda como ele conseguiu criar tudo do nada, sempre a religião é criticada, mas até hoje outra teoria conseguiu explicar ou criar argumentos convincente para a Criação.

      Excluir