terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADE 5.2 - PROJETO


  Projeto na  dinâmica corporativa

Trabalhar com projeto oportuniza a possibilidade planejar os trabalho de forma que aprendizagem se torne significativa. O trabalho  tendo em vista projeto consiste num esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, numa seqüência de atividades relacionadas.
 Esta forma de trabalho permite o professor ter uma visão total do processo, podendo trabalhar for cooperativa estimulando a convivência social,tornando cidadão e um educando melhor, mediante a um planejamento o professor pode propor um problema aos educando para  que  eles tentam resolver um problema em cooperação com outros, sem que todos estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.
Neste processos necessários à obtenção dos resultados esperados são realizados por pessoas e conduzidos por um um professor , responsáveis pelo direcionamento dos trabalhos para  seu chegar a resultado esperado.
Trabalhar com a dinâmica de projetos permite cooperação  gerando a autonomia para tomar decisões, valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizado constante são algumas das características incentivadas pela realização de projetos de trabalho.
Em uma grupo que trabalha com projeto, são mais importantes a solidariedade e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis do projeto pois estamos formando cidadãos críticos. A questão não é quem manda em quem, mas se o projeto está se tornando realidade.
 A prática tradicional de ensino de projeto tem enfatizado atividades dentro de disciplinas, geralmente de final do curso, baseadas em exercícios típicos de projeto, mas nada é ensinado para despertar ou aprimorar habilidades para o projeto, como a criatividade, a crítica, a colaboração segundo Jean Piag eVigotsky (Vigotsky, 1997, 1998) realizou muitos estudos sobre a influência da linguagem no desenvolvimento da criança e chegou à conclusão de que as funções de desenvolvimento intelectual aparecem primeiro no nível social e depois no individual. Em termos pedagógicos, isto implica que a relação do sujeito com o conhecimento mais do que ser ativa é interativa, quer dizer, é mediada por outro sujeito.
nesta correntes progressistas nas quais o processo de ensino-aprendizado é entendido como um processo único do qual participam alunos e professores. Nesse caso, o papel do professor é criar zonas de desenvolvimento proximal (conhecimento em potencial) entre os diversos sujeitos e o conhecimento.
Ronan e Glaucir

Um comentário:

  1. Anonimo, Luan, e Lucas Zanata.
    n° 23 e 25
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

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