terça-feira, 10 de março de 2015

Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta

Aula 1-Trabalho e técnica transformam a natureza
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de trabalho vivo e trabalho morto
Conceito de espaço geográfico
Implicações éticas da relação sociedade natureza no mundo moderno
Impactos ambientais decorrentes das ações humanas

Trabalho e técnica transformam a natureza

Primeira leitura seja feita individual
Textos base para debate

Trabalho e técnica transformam a natureza

Para a realização da vida, historicamente, a sociedade apropriou-se da natureza. Alimentos, agasalho, abrigo, constituem necessidades vitais, cujo atendimento evoluiu da simples coleta e caça para a agricultura e criação de animais; das cavernas para as habitações construídas a partir da transformação dos recursos naturais disponíveis, e outros sinteticamente obtidos.
A condição de seres inteligentes e sensíveis fez com que os desafios do meio estimulassem a criatividade, resultando na descoberta do fogo, na agricultura e na domesticação de animais. Esses acontecimentos, ocorridos há cerca de dez mil anos, caracterizam a fase embrionária da sociedade humana, como a conhecemos e vivemos hoje. Como se vê, a produção do espaço aconteceu de modo espontâneo e concomitante à realização da vida: não se produz o espaço antes para nele habitar depois. Ao contrário, as necessidades humanas instigam a apropriação da natureza e a transformação espacial.
Considerando as transformações que tais acontecimentos proporcionaram na evolução da sociedade, destaca-se o papel das técnicas e das ferramentas nesse processo, ainda que rudimentares e incipientes. Friccionar duas pedras para provocar o fogo e, com ele, limpar o solo; com uma madeira roliça e pontiaguda, furar a terra para nela depositar a semente; lixar a ponta de algumas madeiras resistentes facilitando a captura dos animais; amassar o barro ou perfurar rochas transformando minerais em habitações; estancar a água dos rios guardando-a para a estiagem.
O conhecimento adquirido permite o aprimoramento dessas técnicas e das ferramentas desenvolvidas para a realização das tarefas. A sociedade evoluiu em número de pessoas, enquanto o conhecimento acumulado promove aperfeiçoamento constante, resultando na complexidade das demandas cotidianas. Um apito rudimentar para atrair aves e animais transformou-se em sofisticados equipamentos que detectam a localização dos cardumes e das manadas selvagens; o amontoado de pedras estancando a água de um rio transformou-se em complexos sistemas de irrigação; as peles de animais foram substituídas por tecidos sintéticos impermeáveis e térmicos.
Tanto no passado quanto no presente a ação humana transforma a natureza, criando e recriando o espaço geográfico. Toda transformação gera impacto e a principal diferença entre os impactos do passado e os do presente é a sua intensidade, tanto quantitativa quanto qualitativa. Qual o impacto ambiental do preparo de uma pequena área, utilizando técnicas rudimentares, e o de uma grande área, valendo-se de tecnologias industriais? Qual o impacto ambiental de um pequeno aglomerado de habitações e o de uma megalópole?
Estudar a evolução das técnicas, seus usos e seus significados permite compreender aspectos instigantes, tais como: o seu papel na formação das diferentes culturas, a sua influência na formação do espaço, a sua natureza paradoxal tanto atendendo necessidades humanas como provocando vários tipos de impactos: ambientais, econômicos, sociais, políticos, culturais, e outros. (Profª drª Izabel Castanha Gil)


1)Atividade 1

A próxima etapa consiste na formação de duplas para a resolução das questões propostas.
1- Quais elementos explícitos e implícitos na imagem selecionada evidenciam a presença de técnicas e tecnologias?
2- Qual a diferença entre técnica e tecnologia?
3- Identifique uma técnica presente no ambiente representado na imagem, citando:
a- a utilidade dessa técnica naquele ambiente.
b- ferramentas utilizadas para a sua execução.
c- diferentes tipos de profissionais envolvidos na sua execução.
d- recursos naturais utilizados e a localização espacial da disponibilidade desses recursos.
4- Considerando a ideia de evolução técnica contemplada no texto, identifique outras formas de obtenção de energia utilizada pelas sociedades, antes da fase industrial, como vivenciamos hoje.
As respostas devem ser anotadas no caderno e socializadas oralmente, demonstrando a diversidade de informações observadas. O professor deverá estimular um diálogo entre os alunos para que as ideias fluam espontaneamente



 Aula 2

Reconhecer o papel da técnica e do trabalho como elementos fundamentais na produção espacial, utilizados tanto para o atendimento das necessidades básicas das pessoas quanto de seus interesses de acumulação e poder.
Analise das fotos da alteração do espaço geográfico da comunidade funas
 Figura1 (fonte autor- Furnas dos Dionizio)
 Figura2 (fonte autor- Furnas dos Dionizio)
 Figura3 (fonte autor- Furnas dos Dionizio)
 Figura 4(fonte autor- Furnas dos Dionizio)



2)atividade
Identificar os impactos ambientais decorrentes da relação da sociedade com a natureza, castigados pelo uso de técnicas mais sensíveis e apropriadas;
Identificar a influência das novas tecnologias no arranjo espacial contemporâneo, considerando as dimensões econômica, cultural, política e ambiental dessas relações presente nas fotos.

Aula 3
Considerando a água como elemento essencial para a realização da vida, a tarefa seguinte constitui-se numa investigação sobre o uso da água nos assentamentos humanos. Divida a turma em oito grupos, sendo que cada grupo pesquisará sobre um tema.
Atividade 3
Cada grupo sera responsável  por analisar e pesquisar solução para o problema . Obs. deve copiar a imagem e propor solução usando o Facebook da escola ou do professor.
Grupo 1:Qual o papel dos rios nas primeiras civilizações?
uhe2
Fonte: A importância dos rios para as primeiras civilizações

Grupo 5: Doenças transmitidas pela água. Como evitar epidemias em grandes assentamentos humanos?
uhe5-1
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esquistossomose/esquistossomose-11.php
Fonte:  Doenças transmitidas pela água
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php              (Acesso em 12/6/2013)
Vigilância e controle da água para consumo humano

Grupo 2: O que se entende por poluição da água?
uhe3
Fontes:  Poluição hídrica: causas e consequênciashttp://www.vetorial.net/~regissp/pol.pdf (Acesso em 12/6/2013)
O rio em perigo

Grupo 6: Cidades e enchentes: é possível prevenir-se?
uhe6
Fonte: Enchentes
É possível evitar enchentes nas grandes cidades?http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-possivel-evitar-enchentes-nas-grandes-cidades   (Acesso em 12/6/2013)

Grupo 3: Como se faz o tratamento da água que consumimos em casa?
uhe4
Fonte: Tratamento de água
Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-22/falta-de-agua-de-qualidade-mata-uma-crianca-cada-15-segundos-no-mundo-revela-unicef
Grupo 7: Águas transpostas: solução para cidades com problemas de abastecimento?
uhe7
Fonte: Projeto São Francisco
(Acesso em 12/6/2013)



Grupo 4: Como transformar água em energia?
uhe5
Fonte: Portal das energias renováveis
Como funciona uma hidrelétrica


Grupo 8: Gestão da água: questão técnica ou política?
uhe8
Fontes: Das águas transpostas às águas dispostas: uma análise da implantação do Canal da Integração
Série sobre água – Plano de aula 4 – Gestão das águas
Especialistas revelam que a questão da falta de água no Brasil está mais ligada à gestão do que à escassez
4-aula

4-  pesquisando a realidade do espaço geográfico.
  

Cada  aluno terá que tira uma foto de um espaço geográfico de seu cotidiano e publicar no Facebook da escola  fazendo uma  analise do mesmo levando consideração a paisagem natural ou artificial, o tipo de interferência ( as atividade economia) e a localização do lugar no globo..

Um comentário:

  1. Alunas: Laydiane, Edivânia e Andrelina.
    Atividade 1

    Foto 1: Rio natural e hidreletrica é artificial.
    Foto 2: Artificial.
    Foto 3: O rio é natural mas ele está sendo poluído pela garrafa PET.
    Foto 4: Natural.
    Foto 5: Natural e artificial.
    Foto 6: Artificial

    ResponderExcluir