quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ocidentalização

MATERIAL DE APOIO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocidentaliza%C3%A7%C3%A3o
http://www.infoescola.com/sociologia/ocidentalizacao/
COLOQUE (NOME E NUMERO)
 ATIVIDADES
1)COM NAS AULAS E NO MATERIAL DE APOIO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMAGEM  ACIMA PRODUZA UM  TEXTO COMENTANDO ( AS CARACTERISTICA DA SOCIEDADE OCIDENTE SEU EFEITOS POSITIVO E NEGATIVO NA CULTURA E RELACONANDO COM ETNOCENTRISMO .

13 comentários:

  1. Etnocentrismo

    É uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
    No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc. Perguntar sobre o que é etnocentrismo é, pois, indagar sobre um fenômeno onde se misturam tanto elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos.
    o etnocentrismo, estes dois planos do espírito humano – sentimento e pensamento – vão juntos compondo um fenômeno não apenas fortemente arraigado na história das sociedades como também facilmente encontrável no dia-a-dia das nossas vidas.
    Etnocentrismo pode ser expressa como a procura de sabermos os mecanismos, as formas, os caminhos e razões, enfim, pelos quais tantas e tão profundas distorções se perpetuam nas emoções, pensamentos, imagens e representações que fazemos da vida daqueles que são diferentes de nós.
    ASPECTO POSITIVO:
    ao ser agente de valorização do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar e aceitar o seu modo de vida como o melhor, o mais saudável, o que favorece o bem-estar individual e a integração social.
    ASPECTO NEGATIVO:
    apenas começam a partir do momento em que o etnocentrismo passa a constituir a base de programas de acção postos em prática em detrimento do bem-estar de outros povos.
    TAINARA BRAUNER 3°ANO N°:23

    ResponderExcluir
  2. alunas:Acsa e Maiara
    N°:01 e 20

    Desde a Antiguidade, sangue, língua, religião e estilo de vida , entre outros fatores de menor importância, distinguem uma civilização de outra. Assim, uma civilização se diferencia de outra não só por suas características sociais, culturais e históricas, mas também pela identificação subjetiva das pessoas que julgam a ela pertencer.
    As civilizações não têm fronteiras estáticas. Os povos que as compõem podem redefinir suas identidades e, com isso, alterar a composição e os limites da civilização. As civilizações são, certamente, fenômenos históricos.O fato de que o ser humano vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, denomindada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais.
    Não existem grupos superiores ou inferiores, mas grupos diferentes. Um grupo pode ter menor desenvolvimento tecnológico, se comparado a outro mas, possivelmente, é mais adaptado a determinado ambiente, além de não possuir diversos problemas que esse grupo "superior" possui.
    A tendência do ser humano nas sociedades é de repudiar ou negar tudo que lhe é diferente ou não está de acordo com suas tendências, costumes e hábitos.O costume de discriminar os que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado dentro de uma sociedade. Agressões verbais, e até físicas, praticadas contra os estranhos que se arriscam em determinados bairros periféricos de nossas grandes cidades é um dos exemplo.Incluem-se aqui as pessoas que observam as outras culturas em função da sua propria cultura, tomando-a como padrão para valorizar e hierarquizar as restantes.

    ResponderExcluir
  3. nome;luiz carlos n;19


    Com o avanço da ocidentalizaçao, surgiu fatores positivos e negativos como as industrias que facilitou o consumismo que deu a boa parte da populaçao, de comsumir produtos nao industrializados em seu pais, mais esses fatores tambem provocou efeitos negativos, como a desvalorizaçao do mercado local , o preconceito racial continou eminente. sua cultura era pouca valorizada pelos europeus, pois eles se achavam superiores, achavam que se sua cultura era mais importante , a fome tambem foi um agravante que afetou varias pessoas. e com o etnocentrismo aprenderam a valorizar a cultura do outro. a guerra fria foi umas das situacoes aonde aconteceu no ocidente, a criacao da ONU, ajudou a memizar um pouco.

    ResponderExcluir
  4. Quando se relacionamos com o Etinocentrismo são os que estão ligados as diferenças entre as culturas.Na figura acima nos mostra que muitas pessoas tem modo de viver diferente.FALAR SOBRE RACISMO,PRECONCEITO,É BASTANTE DIFÍCIL,MAS NECESSÁRIO.ASSUMIRMOS QUE TRAZEMOS ENRAIZADOS EM NÓS MESMOS:O RACISMO E O PRECONCEITO.MESMO QUE DIGAMOS O CONTRÁRIO,NÃO SOU RACISTA,NÃO TENHO PRECONCEITO,VAMOS PERCEBER QUE INFELIZMENTE,NÃO ESTAMOS LIVRES DE ALGUM TIPO DE PRECONCEITO.ISTO,PORQUE COMO JÁ DISSE,ESTÁ ENRAIZADO,FAZ PARTE DO IMAGINÁRIO COLETIVO,ESTÁ NO NOSSO DIA A DIA E QUASE NÃO NOS DAMOS CONTA DISSO.
    TUDO TORNOU-SE TÃO "NATURAL",QUE NÃO NOS INCOMODAMOS DE VER O NEGRO,SOMENTE EM FUNÇÕES SUBALTERNAS E POBRES.ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER O NEGRO FAZER SUCESSO SEMPRE NAS MESMAS ÁREAS:FUTEBOL,MÚSICA,ESPORTE.
    ESSA REALIDADE,ESSE NOSSO COTIDIANO É MUITO SÉRIO,PORQUE FAZ COM QUE O NEGRO PERCA A SUA IDENTIDADE E FAZ COM QUE O BRANCO TENHA MEDO DA PALAVRA NEGRO.E POR ISSO SEMPRE DIZ AO OUTRO:VOCÊ NÃO É NEGRO,VOCÊ É MULATINHO,MORENO,ETC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se relacionamos com o Etinocentrismo são os que estão ligados as diferenças entre as culturas.Na figura acima nos mostra que muitas pessoas tem modo de viver diferente.FALAR SOBRE RACISMO,PRECONCEITO,É BASTANTE DIFÍCIL,MAS NECESSÁRIO.ASSUMIRMOS QUE TRAZEMOS ENRAIZADOS EM NÓS MESMOS:O RACISMO E O PRECONCEITO.MESMO QUE DIGAMOS O CONTRÁRIO,NÃO SOU RACISTA,NÃO TENHO PRECONCEITO,VAMOS PERCEBER QUE INFELIZMENTE,NÃO ESTAMOS LIVRES DE ALGUM TIPO DE PRECONCEITO.ISTO,PORQUE COMO JÁ DISSE,ESTÁ ENRAIZADO,FAZ PARTE DO IMAGINÁRIO COLETIVO,ESTÁ NO NOSSO DIA A DIA E QUASE NÃO NOS DAMOS CONTA DISSO.
      TUDO TORNOU-SE TÃO "NATURAL",QUE NÃO NOS INCOMODAMOS DE VER O NEGRO,SOMENTE EM FUNÇÕES SUBALTERNAS E POBRES.ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER O NEGRO FAZER SUCESSO SEMPRE NAS MESMAS ÁREAS:FUTEBOL,MÚSICA,ESPORTE.
      ESSA REALIDADE,ESSE NOSSO COTIDIANO É MUITO SÉRIO,PORQUE FAZ COM QUE O NEGRO PERCA A SUA IDENTIDADE E FAZ COM QUE O BRANCO TENHA MEDO DA PALAVRA NEGRO.E POR ISSO SEMPRE DIZ AO OUTRO:VOCÊ NÃO É NEGRO,VOCÊ É MULATINHO,MORENO,ETC.

      Alunos: Thiago e Gleiciana

      Excluir
  5. Os paises europeus sempre se comsideraram superiores aos outros ,o centro do universo ,chamado etnocentrismo.com o avamço da colonização a cutura europeia se espamdiu para os paises colonizados .
    a ocidentalização que mais percebemos hoje ,vem dos estados unidos da america .isso comesou a partir da querra fria ,com ela a espanção.
    assim os eua se tornaran modelo economico ,suas fabricas e produtos foram para outros paises ,umas das mais notaveis e a coca cola que hoje e um dos pprodutos mais comsumidos no mundo , tambem como vemos na foto ,o mac donalds em um pais tão tradiçional como o japão.
    um dos aspectos negativos é que com isso os eua se tornou um pais etnocemtrico se semtiu superior a todos os outros . com seus produtos em auta semdo comsumido em outros paises prodduto tradicionais acabaram , outro aspecto negativo e que quem ganha são os paise omde estão localizado as empresas.
    Arbino silva 3 ano

    ResponderExcluir
  6. Escola Estadual Ernesto Solon Borges
    Prof:Ronan Ivo de Souza
    ALUNA:Dainaria Brauner Lima n:05




    AS CARACTERISTICA DA SOCIEDADE OCIDENTE E SEU EFEITOS POSITIVO E NEGATIVO NA CULTURA E RELACONANDO COM ETNOCENTRISMO .

    Ocidentalização é um processo através do qual sociedades não-ocidentais recaem sob a influência da cultura ocidental em questões tais como indústria, tecnologia, lei, política, economia, estilo de vida, dieta, língua, alfabeto, religião ou valores ocidentais.Elas são atraídas pela órbita dos processos industriais, tecnológicos, políticos, legislativos, econômicos, linguísticos e religiosos do Ocidente (principalmente Estados Unidos e Europa), bem como por seu comportamento, seus valores culturais, pela gastronomia, entre outros fatores que lhes parecem superiores. Diferentes graus de dominação, destruição, resistência, sobrevivência, adaptação e modificação da cultura nativa podem seguir-se a um contato interétnico. Numa situação onde uma cultura nativa vivencia a destruição como resultante do contato com um intruso mais poderoso, freqüentemente uma "fase de choque" é o resultado do encontro. Esta fase de choque é especialmente característica durante interações envolvendo épocas expansionistas ou colonialistas. Durante a fase de choque, a repressão civil usando forças militares pode levar a um colapso cultural ou etnocídio, o qual é a extinção física de uma cultura. De acordo com Conrad Phillip, os ocidentais "tentarão refazer a cultura nativa à sua própria imagem, ignorando o fato de que os modelos culturais que eles criaram são inadequados para ambientes fora da civilização ocidental.
    A Ocidentalizacao se relaciona com o ocidentalismo porque as duas vem primeiro o “eu”ou seja a sua cultura e mais importante do que a do outro.a cultura do outro e errada,mais na verdade cada um tem seu jeito de ser ,sua cultura ,e seu costumes .

    ResponderExcluir
  7. Felipe Sávio da Silva14 de abril de 2012 às 15:42

    Escola Estadual Ernesto Solon Borges
    Porf: Ronan Ivo de Souza
    Aluno: Felipe Sávio da Silva 3º ano ensino Médio
    AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE OCIDENTE E SEU EFEITOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA CULTURA E RELACIONANDO COM ETNOCENTRISMO.


    É uma visão de mundo onde nosso grupo e tomado como centro de tudo. É representação que fazemos da vida dos outros que são diferentes de nós, onde perpetuamos pensamentos imagens e as representações.
    Isso gera um choque cultural, certo conflito sociológico que fere a nossa identidade cultural. Existem também idéias contraria ao etnocentrismo, a relativização, a não transformação das diferenças em uma hierarquia. Mas sim vê na sua dimensão de riqueza e saber. Na nossa sociedade possui uma ciências chamada antropologia social que define o sentido de ver a diferença como forma pela qual os seres humanos deram soluções diversas a limites existenciais comum. A diferença não se equaciona com a ameaça, mas com a alternativa e a possibilidade que “outro” pode abrir par o seu “eu”.
    “a imagem mostra a relação com etnocentrismo, os valores a cultura, a tecnologia, estilo de vida do povo ocidental, nos mostra a diferença cultural dos nossos valores não como uma ameaça mas como uma possibilidade de crescimento e sabedoria. No mundo de hoje nossa sociedade é étnica, ela é alimentada por tecnologia, cultura de varias nações, assim como também cedemos para outras nações nossos valores culturais enfim diante desta imagem cada um de nós tem uma opinião diferentes, mas todos seguram o mesmo objetivo.
    Efeitos positivos
    As possibilidades de crescimento e sabedoria.
    Efeitos negativos
    Choque cultural, conflito sociológico que fere a nossa identidade cultural.

    ResponderExcluir
  8. Ocidentalização

    A ocidentalização é um processo cultural que influência vários países do mundo, em questões como indústrias, tecnologia, lei, política, economia, estilo de vida, dieta, língua, alfabeto, religião. Pode ser relacionada com um processo de aculturação, ou seja, quando duas culturas distintas interagem resultando em mudanças significativas na sociedade influenciada pela esfera dominante. A ocidentalização pode ser forçada ou voluntária, depende do contato. Com o crescimento do nível de globalização a ocidentalização ganhou uma velocidade mais avançada. A ocidentalização seguida de aculturação, se processa também se processa também como consequência do colonialismo implantado pelo Ocidente em povos nativos, atualmente revivido especialmente na África.

    Aspectos Positivos

    Com a ocidentalização, vem aumentando a relação cultural, social e econômica entre os países, e o mundo se torna cada vez mais globalizado.

    Aspectos negativos

    Quando se trata de contato entre culturas distintas, tudo pode acontecer, como um genocídio a luta pela preservação da cultura própria, a subsistência, processos adaptativos, mudanças culturais radicais, e até mesmo comportamentos autodestrutivos. É o caso dos japoneses; entre eles vem crescendo o índice de intervenções plásticas, conhecidas como cirurgias de ocidentalização. Esta operação visa transformar os olhos das japonesas em órgãos exatamente iguais aos das ocidentais. Ou seja, perca da cultura nativa. E é ai que entra o etnocentrismo, onde as pessoas acham que certa cultura é superior, ou inferior que a sua.


    Alunas: Fernanda, Izabella e Cássia.
    N˚: 10, 12 e 4.

    ResponderExcluir
  9. Ocidentalização

    O termo ocidentalização é usado para paises que absorveram a cultura européia.

    No século XV, os paises europeus saíram para o mar com suas caravelas em busca de especiarias. Com o domínio da pólvora, os europeus poderiam facilmente render um povo, obrigando-o a ceder suas riquezas e sustentar plantações que já tinham um destino certo. Não só teria a economia submetida ao pais europeu, mas, também teria de absorver a cultura européia.
    Na segunda metade do século XX, as potencias EUA e URSS, estavam em guerra, e precisavam de aliados, essa expansão de influencias, que alias os EUA venceram, tornou o mundo mais globalizado e mais paises se submeteram a cultura européia.
    Vemos hoje na televisão, paises do oriente médio, conquistando a sua democracia, e em pouco tempo a cultura desses paises serão ditadas pelos EUA, e mais paises a ocidentalização terá comido.


    Alunas:Samara, Jessica e Vanessa.
    3° ano

    ResponderExcluir
  10. Etnocentrismo é a atitude, é a ação que tem como característica o reconhecimento como válido e legítimo, as normas e os valores de sua própria cultura ou de sua sociedade.
    O etnocentrismo tem sua origem na tendência de julgarmos as criações culturais de outros povos a partir de nossos próprios padrões culturais internalizados.

    A ocidentalização é um fenômeno no qual as camadas orientais do Planeta recebem uma carga de influência provinda da esfera ocidental. Elas são atraídas pela órbita dos processos industriais, tecnológicos, políticos, legislativos, econômicos, linguísticos e religiosos do Ocidente (principalmente Estados Unidos e Europa), bem como por seu comportamento, seus valores culturais, pela gastronomia, entre outros fatores que lhes parecem superiores.
    No contexto do etnocentrismo, podemos destacar o choque cultural entre grupos, em que existe o grupo do “nós” ou do ego, isto é, o nosso grupo, que pensa da mesma forma, com os mesmos modos de fazer, sentir e dizer, que vive os mesmos problemas, faz a mesma política, acredita no mesmo deus, escuta as mesmas músicas, gosta das mesmas músicas, das mesmas roupas e dos mesmos adornos. Ele partilha o mesmo gosto arquitetônico, a pintura, escultura, e pensa no cotidiano de maneira semelhante.

    Efeitos Positivos: Crescimento cultural.
    Efeitos Negativos: Com o etnocentrismo, pode ter desavenças entres as culturas, e assim causar problemas.

    Aluno: Patrik Lopes '.' n°: 21

    ResponderExcluir
  11. Originária na Europa, a civilização ocidental é herdeira das civilizações clássicas grega e romana.
    As outras culturas foram subordinadas as cultura ocidental.
    Que afetam as pessoas.


    A Civilização dita Ocidental, esta voltada para a Europa. As civilizações culturais e não é facto novo parecem na maior parte das vezes com as guerras. É um fenómeno social fruto de um outro. No entanto é nalguns casos das crises temporárias que resultam como fenómenos reactivos, os momentos mais altos e mais espectaculares das civilizações. Ora não estaremos na actualidade a passar por uma crise dessas que uma vez passada fará revigorar o Ocidente?
    Temos assistido nos últimos tempos às mais intrigantes conquistas ou afoitezas do homem nos mais variados domínios.
    Procura-se na ânsia grande e desmedida revigorar o homem dando-lhe o coração dum semelhante... Vai-se à Lua, desce-se às profundezas dos Oceanos... Começa-se a inferir de amostras colhidas as composições do solo lunar...
    Tudo isto é muito, é grande, é pesado, e perturbante... Destruíram-se mitos, e o homem para além da técnica necessita de mitos, aguarda com inquietação e ainda de forma pouco consciente, a criação de novos mitos, esquecendo-se temporariamente do Essencial que se manterá imutável...
    É possível que a evolução da técnica e da tecnologia lancem
    o homem para plataformas donde se venham a vislumbrar horizontes esquecidos. A especialização ou a vocação para o desempenho dum mister, duma profissão, dum sacerdócio, etc., não se pode compadecer de interpretações individuais e carecendo de verdadeiro significado.
    Se é facto que é mais linguagem de salão dizer-se que cada qual pode escolher livremente a sua profissão, que vai ao encontro da sua vocação, não é menos certo que cada uma das profissões uma vez escolhidas ou determinadas por parâmetros vários para um tão real quanto efectivo desempenho, necessariamente limitam, sem diminuir o homem.
    Até porque se por necessidades inerentes à sobrevivência o homem não pode dum dia para o outro mudar de profissão, de ofício, etc., o homem deve atender a que a vocação se enquadra num mundo que a permitir vocações é interdependente.
    O médico deve ser médico. Deve respeitar pondo toda a sua habilidade, naturalmente, no desempenho da sua missão. O médico não desconhece nem pode desconhecer os princípios deontológicos que o regem e mal irá qualquer classe médica que tal permita. (Sirvo-me deste exemplo pois que aproveito a ocasião para render impessoalmente e em tom genérico a homenagem que deve ser tributada a uma classe que não pode ser apodada ao nosso País de não procurar em linhas gerais de corresponder às suas responsabilidades)
    Com as outras profissões senão até sacerdócios necessariamente que o consenso universal a tal obriga. É óbvio que as profissões não precisam resgatar passados antes precisam aperfeiçoarem-se e assim, e só assim, vão evoluindo.
    O passado quando for pior que o presente e quando este ainda for pior que o futuro, não deve fazer com que em atitude contemplativa se procure reformar, integralmente estabelecendo-se uma confusão que sendo não só perniciosa poderá ser o prelúdio da destruição


    O ocidente ao longo dos tempos tem sido de forte influencia para as diversas cultura. E as culturas tem sofrido varias mudanças ao longo dos séculos. Agumas positivas e outras negativas. Algumas tem abrangido uma das outras culturas e mitos tem adquirido crenças costumes e regras. Alguns costumes são deixados de lado enquanto outros vem sendo adiquiridos. Mas tambem com tudo isso tambem tem pontos negativos com essas micigenação de culturas e sivilisações a muitos conflitos e guerras ao longo dos tempos. Muitas coisa ruim vem com essa mistura.
    janaina 3 ano matutino

    ResponderExcluir
  12. Nome: Julio e Kayo.


    Ocidentalização

    A ocidentalização é um processo derivado do imperialismo, que principalmente paises subdesenvolvidos, não só subordinam a sua economia, mas também a sua cultura.
    Na época das grandes navegações, os paises europeus, tinham como objetivo, trocar objetos, mas depois viram que colonizando aquele povo, poderia se ter mais lucro, por exemplo, os ingleses que colonizaram a Índia e como um pais escravo, só podiam prestar favores para sua metrópole.
    Depois da época das navegações, que tornou a América um continente totalmente colonizado, no século XIX, os paises europeus também tomaram a África para si. Com o término da segunda guerra mundial, e o inicio da guerra fria, as potencias EUA e URSS, buscavam mais aliados, expandindo suas influencias, os EUA ganharam a guerra, e sua principal arma foram os bancos BIRD e FMI.
    Toda essa trajetória, que começou com os romanos, e depois os europeus que migraram para a América do Norte tornaram-na a maior potência do mundo atual.
    Vemos ainda transformações, como no oriente médio, que estão conquistando a sua independência.
    Quando falamos em globalização, não falamos que estamos todos interligados, como na internet, mas, sim que temos a mesma cultura, talvez não agora, mas, quem sabe no futuro, todos falarão a mesma língua, ou teremos as mesmas crenças, ou até então o mesmo líder. Se isso é bom ou ruim, eu não sei, cabe a historia julgar.

    ResponderExcluir