Aula 1-Trabalho e técnica
transformam a natureza
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
Conceito de trabalho vivo e
trabalho morto
Conceito de espaço geográfico
Implicações éticas da relação
sociedade natureza no mundo moderno
Impactos ambientais decorrentes das
ações humanas
Trabalho e técnica
transformam a natureza
Primeira
leitura seja feita individual
Textos base para debate
Trabalho e técnica
transformam a natureza
Para a realização da vida,
historicamente, a sociedade apropriou-se da natureza. Alimentos, agasalho,
abrigo, constituem necessidades vitais, cujo atendimento evoluiu da simples
coleta e caça para a agricultura e criação de animais; das cavernas para as
habitações construídas a partir da transformação dos recursos naturais
disponíveis, e outros sinteticamente obtidos.
A condição de seres
inteligentes e sensíveis fez com que os desafios do meio estimulassem a
criatividade, resultando na descoberta do fogo, na agricultura e na
domesticação de animais. Esses acontecimentos, ocorridos há cerca de dez mil
anos, caracterizam a fase embrionária da sociedade humana, como a conhecemos e
vivemos hoje. Como se vê, a produção do espaço aconteceu de modo espontâneo e
concomitante à realização da vida: não se produz o espaço antes para nele
habitar depois. Ao contrário, as necessidades humanas instigam a apropriação da
natureza e a transformação espacial.
Considerando as transformações
que tais acontecimentos proporcionaram na evolução da sociedade, destaca-se o
papel das técnicas e das ferramentas nesse processo, ainda que rudimentares e
incipientes. Friccionar duas pedras para provocar o fogo e, com ele, limpar o
solo; com uma madeira roliça e pontiaguda, furar a terra para nela depositar a
semente; lixar a ponta de algumas madeiras resistentes facilitando a captura
dos animais; amassar o barro ou perfurar rochas transformando minerais em
habitações; estancar a água dos rios guardando-a para a estiagem.
O conhecimento adquirido
permite o aprimoramento dessas técnicas e das ferramentas desenvolvidas para a
realização das tarefas. A sociedade evoluiu em número de pessoas, enquanto o
conhecimento acumulado promove aperfeiçoamento constante, resultando na
complexidade das demandas cotidianas. Um apito rudimentar para atrair aves e
animais transformou-se em sofisticados equipamentos que detectam a localização
dos cardumes e das manadas selvagens; o amontoado de pedras estancando a água
de um rio transformou-se em complexos sistemas de irrigação; as peles de
animais foram substituídas por tecidos sintéticos impermeáveis e térmicos.
Tanto no passado quanto no
presente a ação humana transforma a natureza, criando e recriando o espaço
geográfico. Toda transformação gera impacto e a principal diferença entre os
impactos do passado e os do presente é a sua intensidade, tanto quantitativa
quanto qualitativa. Qual o impacto ambiental do preparo de uma pequena área,
utilizando técnicas rudimentares, e o de uma grande área, valendo-se de
tecnologias industriais? Qual o impacto ambiental de um pequeno aglomerado de
habitações e o de uma megalópole?
Estudar a evolução das
técnicas, seus usos e seus significados permite compreender aspectos
instigantes, tais como: o seu papel na formação das diferentes culturas, a sua
influência na formação do espaço, a sua natureza paradoxal tanto atendendo
necessidades humanas como provocando vários tipos de impactos: ambientais,
econômicos, sociais, políticos, culturais, e outros. (Profª drª Izabel Castanha
Gil)
1)Atividade 1
A próxima etapa consiste na
formação de duplas para a resolução das questões propostas.
1- Quais elementos explícitos e
implícitos na imagem selecionada evidenciam a presença de técnicas e
tecnologias?
2- Qual a diferença entre técnica e
tecnologia?
3- Identifique uma técnica presente
no ambiente representado na imagem, citando:
a- a utilidade dessa técnica
naquele ambiente.
b- ferramentas utilizadas para a
sua execução.
c- diferentes tipos de
profissionais envolvidos na sua execução.
d- recursos naturais utilizados e a
localização espacial da disponibilidade desses recursos.
4- Considerando a ideia de evolução
técnica contemplada no texto, identifique outras formas de obtenção de energia
utilizada pelas sociedades, antes da fase industrial, como vivenciamos hoje.
As respostas devem ser anotadas no caderno e
socializadas oralmente, demonstrando a diversidade de informações observadas. O
professor deverá estimular um diálogo entre os alunos para que as ideias fluam
espontaneamente
Aula 2
Reconhecer
o papel da técnica e do trabalho como elementos fundamentais na produção
espacial, utilizados tanto para o atendimento das necessidades básicas das
pessoas quanto de seus interesses de acumulação e poder.
Analise das fotos da alteração do espaço geográfico da comunidade funas
Figura1 (fonte autor- Furnas dos Dionizio)Figura2 (fonte autor- Furnas dos Dionizio)
Figura3 (fonte autor- Furnas dos Dionizio)
Figura 4(fonte autor- Furnas dos Dionizio)
2)atividade
Identificar os impactos ambientais
decorrentes da relação da sociedade com a natureza, castigados pelo uso de
técnicas mais sensíveis e apropriadas;
Identificar a influência das novas tecnologias
no arranjo espacial contemporâneo, considerando as dimensões econômica,
cultural, política e ambiental dessas relações presente nas fotos.Aula 3
Considerando a água como elemento
essencial para a realização da vida, a tarefa seguinte constitui-se numa
investigação sobre o uso da água nos assentamentos humanos. Divida a turma em
oito grupos, sendo que cada grupo pesquisará sobre um tema.
Atividade 3
Cada grupo sera responsável por analisar e pesquisar solução para o problema . Obs. deve copiar a imagem e propor solução usando o Facebook da escola ou do professor.
Grupo 1:Qual o papel dos
rios nas primeiras civilizações?
Fonte: A importância dos rios
para as primeiras civilizações
http://www.historialivre.com/antiga/importancia_dos_rios.pdf(Acesso
em 12/6/2013)
|
Grupo 5: Doenças
transmitidas pela água. Como evitar epidemias em grandes assentamentos
humanos?
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esquistossomose/esquistossomose-11.php
Fonte: Doenças transmitidas
pela água
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php
(Acesso em 12/6/2013)
Vigilância e controle da água
para consumo humano
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/vigilancia_controle_qualidade_agua.pdf(Acesso
em 12/6/2013)
|
Grupo 2: O que se entende
por poluição da água?
Fontes: Poluição hídrica:
causas e consequênciashttp://www.vetorial.net/~regissp/pol.pdf (Acesso em 12/6/2013)
O rio em perigo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11678(Acesso
em 12/6/2013)
|
Grupo 6: Cidades e
enchentes: é possível prevenir-se?
Fonte: Enchentes
http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm
(Acesso em 12/6/2013)
É possível evitar enchentes nas
grandes cidades?http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-possivel-evitar-enchentes-nas-grandes-cidades
(Acesso em 12/6/2013)
|
Grupo 3: Como se faz o tratamento
da água que consumimos em casa?
Fonte: Tratamento de água
http://www.usp.br/qambiental/tratamentoAgua.html (Acesso em 12/6/2013)
Falta de água de qualidade mata
uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-22/falta-de-agua-de-qualidade-mata-uma-crianca-cada-15-segundos-no-mundo-revela-unicef
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Grupo 7: Águas
transpostas: solução para cidades com problemas de abastecimento?
Fonte: Projeto São Francisco
Transposição do rio São Franciscohttp://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/
(Acesso em 12/6/2013)
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Grupo 4: Como transformar
água em energia?
Fonte: Portal das energias
renováveis
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=535 (Acesso em 12/6/2013)
Como funciona uma hidrelétrica
http://www.infoescola.com/fisica/como-funciona-uma-hidreletrica/
(Acesso em 12/6/2013)
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Grupo 8: Gestão da água:
questão técnica ou política?
Fontes: Das águas transpostas às
águas dispostas: uma análise da implantação do Canal da Integração
http://www.uvanet.br/rcgs/index.php/RCGS/article/view/21/23(Acesso
em 12/6/2013)
Série sobre água – Plano de aula
4 – Gestão das águas
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gestao-aguas-brasil-mundo-500982.shtml (Acesso em 12/6/2013)
Especialistas revelam que a
questão da falta de água no Brasil está mais ligada à gestão do que à
escassez
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4-aula
4- pesquisando a realidade do espaço geográfico.
Cada aluno terá que tira uma foto de um espaço geográfico de seu cotidiano e publicar no Facebook da escola fazendo uma analise do mesmo levando consideração a paisagem natural ou artificial, o tipo de interferência ( as atividade economia) e a localização do lugar no globo..
Alunas: Laydiane, Edivânia e Andrelina.
ResponderExcluirAtividade 1
Foto 1: Rio natural e hidreletrica é artificial.
Foto 2: Artificial.
Foto 3: O rio é natural mas ele está sendo poluído pela garrafa PET.
Foto 4: Natural.
Foto 5: Natural e artificial.
Foto 6: Artificial