domingo, 25 de setembro de 2011

AULA DE LITERATURA - PARNASIANISMO

  Nas   aulas  em que os alunos criam suas próprias produções estimulam a criatividade  e autonomia do educando porem deve ser bem direcionado por meio de um roteiro e com intervenção do professor  direcionando os trabalhos  a fim de que atinjam os objetivos estabelecidos no planejamento.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Semana Nacional do Trânsito- TEXTO 2


Escola Ernesto Solon Borges
Professor de STE: Ronan Ivo de Souza
Professor Regente: José Alberto.
Alunos:Cássia e Flávia Sol
2° ano médio -texto - 2
Trânsito e suas importâncias:

O trânsito é algo que esta no nosso cotidiano é de suma importante a todos nós seres humano., começarmos a andar, já estamos transitando, temos que desviar. Assim também ocorre o trânsito nas ruas, se não andarmos corretamente de acordo com suas leis, iremos causar um grande confronto, acidentes, multas e diversos outros problemas até levar alguém à morte.
Devemos prevenir ensinando desde de uma certa idade às crianças que devem ter respeito no trânsito, pois, é uma grande causa de acidentes. O Respeito é bom mas nem sempre existe,hoje uma grande porcentagem de acidentes ocorridos por desrespeito no trânsito como:travessia não apropriada, estacionamento em lugares não permitidos em lugares de idosos e deficientes, jovens e bebidas. Os pedestres também são culpados de vários acidentes, na travessia não têm faixa e não se preocupam com sua vida e com a vida de outros .
Nas notícias de jornais vemos um jovem que havia cursando direito e acabou bebendo de mais em uma “festa à fantasia” saiu de seu veículo e pegou um ônibus para se divertir, causou vários acidentes e não foi prejudicado, o que falta é consciência e respeito ele não tinha?Nenhum é claro! No mundo de hoje falta a chamada “consciência”,”educação” e “respeito”. Que começa na escola

Arte Contemporânia regional - 9°A


Os alunos do 9°a vespertino realizaram seminário na disciplina de Arte sobre a Arte Contemporânea Regional com a produção slides dos nossos artistas, como Jorapimo,Lídia Baís, Humberto Espíndola, entre outros. Durante o mesmo houve apresentação de músicas regionais apresentadas ao som do violão.







terça-feira, 20 de setembro de 2011

Semana Nacional do Trânsito- TEXTO 1


Escola Ernesto Solon Borges
Professor de STE: Ronan Ivo de Souza
Professor Regente: THIAGO
Alunos:ANUBIA MARTINS

Respeito às leis do transito
 
Colaborando com as leis do transito, você vai estar colaborando com você mesmo!, por isso fique consciente sempre que entrar em seu veiculo lembre-se da primeira coisa importante colocar o cinto etc...
Assim você vai estar prevenindo acidentes com você :e sua família, sempre respeite as regras de transito:não ultrapasse com o sinal vermelho, quando estiver bebendo não dirija porque bebida com volante não combina .
A maioria dos acidentes em nosso Brasil é devido as drogas e bebidas jovens que não tem limites, não tem consciência do perigo que corremos a cada instante .diante desta diga não as drogas :não a bebidas e sim
a vida ! Pare a vida vale mais do que um copo de cerveja e um belo volante!.
 

Semana Nacional do Trânsito

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2011

TEMA: Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas
Roteiro de aula - semana do trânsito
Vídeos 

2- Texto para Discussões
3-produção textual :
Mude a cor da letra (formatar caractere)
Titulo:14 (Times New Roman)
Fonte:12 (Times New Roman)
(Formatar paragrafo)
Espaçamento:1,5
Paragrafo:1,5
Roteiro:
a)Transito (importância)
b)Sinalização no transito (regras)
c)Desrespeito a leis do transito (risco a vida)
d)Educação no transito(mudança de atitude)
1)Com base nos vídeos e no material de leitura, produza um texto abordando a importância do respeito às leis de trânsito, enfatizando a conscientização em respeito à vida.



 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Postagem- Atividade "Povos indigeneas " - IV

E. E. ERNESTO SOLON BORGES
Professor Glaucir Gonçalves Alves
Professor STE: Ronan Ivo de Souza
Aluno: Vinicius

           Em mato grosso do sul registra suicídio de um indio cada dez dias . É o estado que mais cresce em produção de cana-de-açúcar no Brasil, as projeções da associação dos produtores de bioenergia para a safra 2011/2012, apontam para um salto da produção atual de 33,5 milhões para 40,8 milhões de toneladas. O que representa um crescimento de 22% no total de cana produzido pelas 21 usinas instaladas , parte dessa imensa safra será colhida com mão-de-obra indígena, pois cerca de 13 mil índios estão incorporados à cadeia produtiva de cana-de-açúcar, conforme dados do instituto de meio ambiente e desenvolvimento.
            Os índios estão lutando para tem um lugar para plantar seus alimentos e seguir suas origem, mas muitos fazendeiros matam índios para colocar medo nos índios para eles saírem da terras. Quando os índios saem da suas terras , os fazendeiro colocar fogos nas casas, para a plantação de cana, garantido seu império.

Postagem- Atividade "Povos indigeneas " - III

E. E. ERNESTO SOLON BORGES
Professor Glaucir Gonçalves Alves
Professor STE: Ronan Ivo de Souza
Aluno: Matheus , Eder e Leidiane

Os índios retiram tudo que precisam da natureza, eles se pintam de vermelho e balangam os chocalhos , mantendo suas tradições .
Em Mato Grosso do Sul , com as plantações de cana temos os indígenas descartados das terras, sem terras , os índios trabalha nos canaviais e usinas para sobreviver , morando na beira das BRs.
Os empresario com o biocombustível desde 2005 lucram muito , mas já morram mais de 4% das crianças indígenas dos povos indígenas lutam para recuperar suas terras.

Postagem- Atividade "Povos indigeneas " - II


E. E. ERNESTO SOLON BORGES
Professor Glaucir Gonçalves Alves
Professor STE: Ronan Ivo de Souza
Aluna: Angélica

            Eu entendi que muitos índios estão sendo expulsos de suas terras, por causa da cana-de-açúcar que estão sendo plantadas em suas aréas ,com isso, eles estão sofrendo com a devastação da natureza e a expulsão de suas terras .E eles dependem da bolsa família para sobreviver .

Postagem- Atividade "Povos indigeneas " - I

E. E. ERNESTO SOLON BORGES

Professor: Glaucir Gonçalves Alves 
Professor STE: Ronan Ivo de Souza
Alunos:Aline , Leandro e  Matheus 


Para eles o que era mais importante era as terras .
O aumento da cana era vem torno de 70 mil hectares de cana-de-açúcar , quantos as famílias indígenas são expulsas de suas terras que os fazendeiros tomavam e colocavam fogo em suas aldeias .
Eles pegavam as terras dos índios para plantar cana de açúcar e depois queimavam a cana para facilitar o corte provocando problemas de saúde.
Alguns índios trabalhavam no no corte da cana para sobreviver e outros e faziam raps sobre sua vida para conseguir alguns trocados. E aqueles que ficavam trabalhando, ganhavam dinheiro que não dava para quase nada, dava para comprar roupas e comida.
As moradias onde eram colocadas os trabalhadores eram maltratados e abrigavam lugares desconfortáveis .
Eles fizeram com a cana-de-açúcar virar etanol, a cana é uma planta tira muita água do solo e as águas poluídas que sobra do etanol são jogados em um buracos que atingem as águas.

sábado, 3 de setembro de 2011

"Avaliação da aula com o uso do blog"

        
      A aula proposta aborda a questão dos problemas socioeconômicos e culturais  dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, no momento não concluímos à atividade com os alunos , porém apresentamos o documentário "À sombra de um delírio verde" .Também encerramos o período de acesso a links e discussão com o professor regente. Iniciamos o processo de produção do texto de opinião.
       A maior dificuldade fora localizar reportagens locais sobre as questões indígenas no estado. Na próxima semana os alunos estarão concluindo os textos para postagem e o professor regente tecendo seus comentários sobre os mesmos.
Professores: Ronan , Glaucir e José Alberto.