quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Aula de campo _ Conhecendo a paisagem do Municipio de Jaraguari - MS

Localização
O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Centro Norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Campo Grande). Localiza-se a uma latitude 20º08'30" sul e a uma longitude 54º23'58" oeste. Distâncias:



Localização de Jaraguari

População6.341 hab.
Área2.912,821 km2
BiomaCerrado
Instalado em01/01/1979
Fonte: IBGE.

Município de Jaraguari
Bandeira de Jaraguari
Brasão desconhecido
BandeiraBrasão desconhecido
Hino
Aniversário12 de dezembro
Fundação12 de dezembro de 1953 (59 anos)
Emancipação18 de janeiro de 1954 (59 anos)
Gentílicojaraguariense ou jaguariano
Padroeiro(a)Santa Rita de Cássia
Prefeito(a)

Conhendo Jaraguari-MS
Conceitos especificos

Relevos:
Está a uma altitude de 589 m. Na porção oeste do município de Jaraguari há uma série de cuestas e ressaltos topográficos, este relevo é ladeado por modelados colinosos e tabulares com declividades de até 5°, os quais são entremeados por áreas planas. O município de Jaraguari encontra-se em duas regiões geomorfológicas: região dos Planaltos Arenítico-Basálticos Interiores e região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná.

Clima, temperatura e pluviosidade
Está sob influência do clima tropical de altitude (CFA), apresentando clima úmido a sub-úmido. As temperaturas médias do mês mais frio são menores que 20°C e maiores que 18°C e o período seco estende-se de quatro a cinco meses. A precipitação anual varia de 1.200 a 1.500mm.


Hidrografia
Está sob influência da Bacia do Rio da Prata, representado pelos córregos Marimbondo e Perdiz ou seja.
A bacia Platina é formada pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e por seus respectivos afluentes, formando a bacia do Prata ou Platina.
A bacia do Prata ocupa uma área de 4,3 milhões de km² e possui porções das áreas argentinas, bolivianas, brasileiras, paraguaias e uruguaias.
obs.O municipio de jaraguari é considerado um divisor de água por esta divido pela bacia do Paraná e Paraguai.
Vegetação
Se localiza na região de influência do Cerrado. A cobertura predominante é a pastagem plantada, encontrando-se em menores proporções, o Cerrado com fisionomia Arbórea Aberta (Campo Cerrado), Parque (Campo Sujo) e Arbórea Densa (Cerradão).

Geografia política[editar]

Fuso horário
Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich.
Área
Ocupa uma superfície de de 2 913,000 km².
Subdivisões
Hoje o município tem as localidades de:
  • Jaraguari: é a sede do município que hoje se denomina Jaraguari Velho.
  • Jatobá: para onde foi tranferida toda a administração executiva, judicial e legislativa do município e maioria do comércio, distante 7 km daBR-163.
  • Bom Fim: situado 6 km de Jaraguari Velho (a sede do município) e á 3 km da BR-163

Solo
Na porção oeste do município de Jaraguari e ao longo de importantes cursos d'água, verifica-se a ocorrência dominante de Latossolo de textura argilosa e com fertilidade natural variável (alta e baixa), no restante do município há ocorrência de solos de textura mais arenosa, representado pelo Latossolo Vermelho-Escuro de textura média e pelos Neossolos.


Conceitos gerais

Paisagem
Paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc. A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.
Tipo paisagem



relevos gerais

relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos.
  • endógenos:Atuam de dentro para fora(Deformando) vulcanismo e tectonismo;
  • exógenos:Atuam na superficie (modelando) intemperismo e a antropicidade (o fator humano).
  •  formas
  • Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:

    Planalto Central

    Planalto Central é um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares. Existem trechos em que as rochas cristalinas aparecem livres dessa cobertura sedimentar, surgindo aí um relevo ondulado. Nas áreas em que asrochas cristalinas estão cobertas pelas camadas sedimentares, são comuns as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente e recebem o nome de ‘’serras’’. Nestas regiões, as chapadas possuem a denominação de chapadões.
    As chapadas estão presentes na maior parte da região, e em Mato Grosso podem ser citados a Chapada dos Parecis, a oeste, e a Chapada dos Veadeiros, a nordeste; em Goiás, pode ser citado a Chapada dos Veadeiros, ao norte; na divisa com o Nordeste destaca-se o Espigão Mestre, que funciona como divisor de águas da bacia do Tocantins e da bacia do São Francisco.

    Planície do Pantanal

    Período de cheia no Pantanal.
    Pantanal é uma planície inundável de formação recente, cuja altitude média é de aproximadamente 110 metros. É, portanto, uma depressão relativa situada entre os planaltos CentralMeridional e relevo pré-andino. Periodicamente, a Planície do Pantanal é inundada pelo Rio Paraguai e seus afluentes. O relevo da planície tem duas feições principais:
    • Cordilheiras: Pequenas elevações que não sofrem inundações;
    • Baías ou lagos: Partes mais baixas, de formatos circulares, inundadas durante a estação chuvosa, formando lagoas.

    Planalto Meridional

    Planalto Meridional se estende da Região Sul até os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Nele são encontrados os solos mais férteis de todo o Centro-Oeste – a terra roxa que aparece em forma de manchas no sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul.
    • Erosão eólica é provocada pelo vento,pelas chuvas,calor e frio.

      O clima refere-se ao conjunto das condições atmosféricas que caracterizam uma região. De uma forma geral, o uso quotidiano do termo está associado à temperatura e ao registo ou não de precipitações (a chuva).



      O clima
       refere-se ao conjunto das condições atmosféricas que caracterizam uma região. De uma forma geral, o uso quotidiano do termo está associado à temperatura e ao registo ou não de precipitações (a chuva).

      Rio é um curso de água que corre naturalmente de uma área mais alta para uma mais baixa do relevo, geralmente deságua em outro rio, lago ou no mar. Esses cursos de água se formam a partir da chuva, que é absorvida pelo solo até atingir áreas impermeáveis no subsolo onde se acumula, constituindo o que chamamos de lençol freático. 


      Erosão é o desgaste do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando expande o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areiasargilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão obstruir cursos d'água. A erosão causa a desnutrição do solo. leva seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas, geralmente rios.
      O que é assoriamento
      Um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam por grandes cidades, é o assoreamento. Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.
       Foto 1 fonte do autor (Furnas do Dionizio - Jaraguari -MS)
       Foto 2 fonte do autor (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 3 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 4 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 5 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 6  fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 7 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 8 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 9 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 10 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 11 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 12 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 13 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      Foto 14 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)
      foto 15 fonte do autor  (Furnas do Dionizio - Jaraguari - MS)




      atividade


      Faças a analise das fotos acima da aula de campo realizado Em Furnas do dionizio descrevendo os conceitos e caracteristicas encontradas:

      Coloque dados de indentificação:

      Obs Escola, diciplinas, professor, aluno e numero.